O presente artigo irá abordar um estudo em desenvolvimento, onde o assunto será tratado de diversos ângulos, desde o ponto de avaliação específico, e específico das estratégias de educação epistemológica, e políticas que implicam em outras instituições educacionais que envolvem relações de poder social. É sabido que o termo tem diversos significados e significações, o que leva a vasta produção de conhecimento a respeito do assunto; desde o planejamento na educação básica, aos diversos meios e possibilidades de mudanças que ocorrem na educação superior, o que reflete que o processo de avaliação deve ser maleável e adaptável a diversas circunstâncias, e em todos os níveis da educação. Avaliação é o processo interno das instituições cada vez abrangentes, quer seja em espaços como na academia, nas escolas ou instituições governamentais que realizam avaliações; a eficiência do planejamento no âmbito educacional tem ganhado cada vez mais importância. Diante de pesquisas podemos destacar que o planejamento tem uma serventia no ensino, nos planos e na avaliação institucional. A pesquisa será dividida em duas etapas, onde a primeira consiste em aplicação de questionários junto à gestão escolar, visando saber quais os métodos avaliativos são mais indicados ao corpo docente; e a segunda etapa irá basear-se em questionários, aplicados junto ao corpo docente, onde serão consideradas duas vertentes, a aplicação de avaliações feitas e planejadas pelos docentes, seguindo as avaliações propostas pela gestão (direção) escolar, onde as mesmas serão explicitadas em gráficos de porcentagem, contribuindo para futuros estudos na área da educação.