O ALUNO COMO AUTOR NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ESCRITA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89231 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2464 "inscrito_id" => 13071 "titulo" => "O ALUNO COMO AUTOR NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ESCRITA" "resumo" => "Esse trabalho analisa os recursos verbais e não verbais indiciários de autoria em duas produções de texto de alunos do ensino médio do IFRN campus avançado Parelhas para reflexão sobre a importância de compreender o aluno como autor na escola. Para coleta dos dados foi desenvolvida uma pesquisa documental de natureza básica. De abordagem qualitativa, a análise dos dados é descritiva e de cunho interpretativista para discussão teórico-metodológica sobre a avaliação textual que não se limita a adequações gramaticais, mas que reconhece o protagonismo do alunado no processo de escrita. O corpus de análise é constituído por duas versões da produção textual de templates para dar voz a uma foto-legenda, publicada em um perfil do Instagram criado para socialização dos textos dos alunos. Essas versões integram um trabalho bimestral de alunos do 2 Ano do Ensino Médio. As principais marcas de autoria identificadas nas produções escritas foram a utilização de diferentes fontes, cores e o modo de distribuição dos escritos no espaço da folha. A prática escrita no domínio dos usos sociais da linguagem possibilita aos alunos agirem pela linguagem como sujeito que comenta, sugere, critica, transforma a realidade social circundante; e contribui para elaborações escritas menos artificiais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13071_TB2464_04082022103825.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÔNATAS FELIPE DE AZEVEDO DANTAS" "autor_nome_curto" => "JÔNATAS" "autor_email" => "fjonatas237@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89231 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2464 "inscrito_id" => 13071 "titulo" => "O ALUNO COMO AUTOR NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ESCRITA" "resumo" => "Esse trabalho analisa os recursos verbais e não verbais indiciários de autoria em duas produções de texto de alunos do ensino médio do IFRN campus avançado Parelhas para reflexão sobre a importância de compreender o aluno como autor na escola. Para coleta dos dados foi desenvolvida uma pesquisa documental de natureza básica. De abordagem qualitativa, a análise dos dados é descritiva e de cunho interpretativista para discussão teórico-metodológica sobre a avaliação textual que não se limita a adequações gramaticais, mas que reconhece o protagonismo do alunado no processo de escrita. O corpus de análise é constituído por duas versões da produção textual de templates para dar voz a uma foto-legenda, publicada em um perfil do Instagram criado para socialização dos textos dos alunos. Essas versões integram um trabalho bimestral de alunos do 2 Ano do Ensino Médio. As principais marcas de autoria identificadas nas produções escritas foram a utilização de diferentes fontes, cores e o modo de distribuição dos escritos no espaço da folha. A prática escrita no domínio dos usos sociais da linguagem possibilita aos alunos agirem pela linguagem como sujeito que comenta, sugere, critica, transforma a realidade social circundante; e contribui para elaborações escritas menos artificiais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13071_TB2464_04082022103825.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÔNATAS FELIPE DE AZEVEDO DANTAS" "autor_nome_curto" => "JÔNATAS" "autor_email" => "fjonatas237@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }