A presente pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa, à luz de teórico Santos (2020), Jean Piaget (Arias e Yera, 1996), Maria Montessori (Dalonso, 2016) dentre outros que fundamentaram ao longo da pesquisa, viabilizou o Ensino de Geografia por meio de metodologias alternativas na primeira temática da BNCC “o sujeito e seu lugar no mundo” ,com perspectiva para o segundo ano do ensino fundamental, possibilitando alternativas para aulas extraclasses e práticas, tendo como ponto de partida a sociedade local e suas contradições. O objetivo geral do trabalho foi analisar as metodologias alternativas que a temática propõe, adotando um conjunto de métodos que possibilite a compreensão do educando com a realidade e com o todo, tendo como principais ferramentas a tecnologia digitais de informação e comunicação (TDIC's) que possibilita melhor aprendizagem. Diante do contexto, ressalta a importância do aluno inserido na sociedade, e do professor na construção da aprendizagem como sujeito democrático, sábio do seu papel no mundo, utilizando ferramentas e metodologias que possibilita a capacidade de prender a atenção dos alunos de formas mais dinâmicas, tendo como principal aliada as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular que disponibiliza principais ferramentas para o sistema de ensino e aprendizagem. A pesquisa visa contribuir para aprendizagem do Ensino de Geografia, com enfoque na primeira temática da BNCC, tendo em vista o conhecimento do seu lugar de habitação, suas características e formas de atuação sustentável, tendo como principais metodologias o uso das ferramentas tecnológicas.