A precarização do ensino no Brasil é um mau antigo e muito combatido, mas pouco tem sido reduzido ao longo dos anos. Com a decretação do estado de pandemia da Covid-19 pela OMS, em março de 2020, deu-se início ao planejamento e implantação do ensino remoto em todos os níveis de ensino no Brasil. O presente estudo objetiva investigar o agravamento da precarização do ensino fundamental no município de Parnamirim/RN a partir da implantação do ensino remoto. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e bibliográfico, com abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado aos professores de duas instituições de ensino fundamental públicas, localizadas no município de Parnamirim/RN, composto de questões abertas e questões fechadas. As respostas foram tabuladas com o uso dos softwares Iramuteq e Microsoft Excel, e os resultados apontam que, não obstante o esforço individual de cada docente, o quase inexistente investimento do poder público tornou a implantação e o desenvolvimento do ensino remoto uma evidente falácia, causando prejuízos, provavelmente irrecuperáveis, à maioria dos alunos do município, bem como aos professores. Dentre esses prejuízos destacam-se: aumento dos índices de evasão de alunos; aumento dos casos de Síndrome de Burnout entre os docentes; aumento de carga horária de trabalho e de despesas para os docentes, que precisaram adquirir equipamentos e investir em capacitação para a “nova sala de aula”; redução dos níveis de aprendizagem dos alunos; entre outros.