Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE NÚMEROS RACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA

Palavra-chaves: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB, CAPES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATEMÁTICA, NÚMEROS RACIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85387
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE NÚMEROS RACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "A MATEMÁTICA FAZ PARTE DO NOSSO DIA A DIA E É UTILIZADA NAS MAIS VARIADAS SITUAÇÕES DA NOSSA VIDA COTIDIANA. DIVERSOS CONTEÚDOS PRESENTES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA SÃO IMPORTANTES DE SEREM EXPLORADOS PELOS PROFESSORES EM SUAS AULAS. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS SE FAZ PRESENTE NO DESCOBRIMENTO DE UM CONJUNTO NUMÉRICO NECESSÁRIO PARA RESOLVER PROBLEMAS NO DECORRER DOS ANOS, COMO SITUAÇÕES EM QUE SE FAZ RELAÇÃO DE PARTE E TODO, SISTEMAS DE MEDIDAS, DE CAPACIDADE OU MONETÁRIOS. O ESTUDO DE NÚMEROS RACIONAIS É ABORDADO POR MEIO DAS FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PORÉM SEU ESTUDO É MAIS APROFUNDADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O MESMO NÃO ENVOLVE APENAS A SITUAÇÕES REAIS DO COTIDIANO, MAS SE RELACIONA COM OUTROS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS IMPORTANTES, POR EXEMPLO, PORCENTAGEM, RAZÃO E PROPORÇÃO, PROBABILIDADE, ENTRE OUTROS. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FOI USADA DURANTE NOSSA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA COMO FORMA DE REVISAR E APRIMORAR OS ESTUDOS SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. A EXPERIÊNCIA RELATADA SE REFERE AO TRABALHO COM A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA DE FORMA REMOTA EM CINCO TURMAS DE 9° ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA SURGE COMO EXCELENTE METODOLOGIA DIDÁTICA, AUXILIANDO O PROFESSOR A TRAZER NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA SALA DE AULA, SAINDO DO HABITUAL, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS, ATRATIVAS, MOTIVANDO OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, MESMO QUE REMOTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB, CAPES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATEMÁTICA, NÚMEROS RACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA10_ID412_10032022231834.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANE PEREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RAY "
    "autor_email" => "rodrigues.rayy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85387
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE NÚMEROS RACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "A MATEMÁTICA FAZ PARTE DO NOSSO DIA A DIA E É UTILIZADA NAS MAIS VARIADAS SITUAÇÕES DA NOSSA VIDA COTIDIANA. DIVERSOS CONTEÚDOS PRESENTES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA SÃO IMPORTANTES DE SEREM EXPLORADOS PELOS PROFESSORES EM SUAS AULAS. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS SE FAZ PRESENTE NO DESCOBRIMENTO DE UM CONJUNTO NUMÉRICO NECESSÁRIO PARA RESOLVER PROBLEMAS NO DECORRER DOS ANOS, COMO SITUAÇÕES EM QUE SE FAZ RELAÇÃO DE PARTE E TODO, SISTEMAS DE MEDIDAS, DE CAPACIDADE OU MONETÁRIOS. O ESTUDO DE NÚMEROS RACIONAIS É ABORDADO POR MEIO DAS FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PORÉM SEU ESTUDO É MAIS APROFUNDADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O MESMO NÃO ENVOLVE APENAS A SITUAÇÕES REAIS DO COTIDIANO, MAS SE RELACIONA COM OUTROS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS IMPORTANTES, POR EXEMPLO, PORCENTAGEM, RAZÃO E PROPORÇÃO, PROBABILIDADE, ENTRE OUTROS. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FOI USADA DURANTE NOSSA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA COMO FORMA DE REVISAR E APRIMORAR OS ESTUDOS SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. A EXPERIÊNCIA RELATADA SE REFERE AO TRABALHO COM A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA DE FORMA REMOTA EM CINCO TURMAS DE 9° ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA SURGE COMO EXCELENTE METODOLOGIA DIDÁTICA, AUXILIANDO O PROFESSOR A TRAZER NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA SALA DE AULA, SAINDO DO HABITUAL, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS, ATRATIVAS, MOTIVANDO OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, MESMO QUE REMOTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB, CAPES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATEMÁTICA, NÚMEROS RACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA10_ID412_10032022231834.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANE PEREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RAY "
    "autor_email" => "rodrigues.rayy@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

A MATEMÁTICA FAZ PARTE DO NOSSO DIA A DIA E É UTILIZADA NAS MAIS VARIADAS SITUAÇÕES DA NOSSA VIDA COTIDIANA. DIVERSOS CONTEÚDOS PRESENTES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA SÃO IMPORTANTES DE SEREM EXPLORADOS PELOS PROFESSORES EM SUAS AULAS. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS SE FAZ PRESENTE NO DESCOBRIMENTO DE UM CONJUNTO NUMÉRICO NECESSÁRIO PARA RESOLVER PROBLEMAS NO DECORRER DOS ANOS, COMO SITUAÇÕES EM QUE SE FAZ RELAÇÃO DE PARTE E TODO, SISTEMAS DE MEDIDAS, DE CAPACIDADE OU MONETÁRIOS. O ESTUDO DE NÚMEROS RACIONAIS É ABORDADO POR MEIO DAS FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PORÉM SEU ESTUDO É MAIS APROFUNDADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O MESMO NÃO ENVOLVE APENAS A SITUAÇÕES REAIS DO COTIDIANO, MAS SE RELACIONA COM OUTROS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS IMPORTANTES, POR EXEMPLO, PORCENTAGEM, RAZÃO E PROPORÇÃO, PROBABILIDADE, ENTRE OUTROS. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FOI USADA DURANTE NOSSA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA COMO FORMA DE REVISAR E APRIMORAR OS ESTUDOS SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. A EXPERIÊNCIA RELATADA SE REFERE AO TRABALHO COM A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA DE FORMA REMOTA EM CINCO TURMAS DE 9° ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA SURGE COMO EXCELENTE METODOLOGIA DIDÁTICA, AUXILIANDO O PROFESSOR A TRAZER NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA SALA DE AULA, SAINDO DO HABITUAL, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS, ATRATIVAS, MOTIVANDO OS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, MESMO QUE REMOTA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.