Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ORIENTAÇÕES DE TÉCNICAS DE ENSINO – O POMODORO

Palavra-chaves: O POMODORO, ENSINO-APRENDIZAGEM, TÉCNICAS DE ESTUDO, PRODUTIVIDADE, Comunicação Oral (CO) GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
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Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

MUITAS DEFICIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM SÃO IDENTIFICADAS NOS DIAS DE HOJE. COM O PASSAR DOS ANOS E VISANDO ESSAS E OUTRAS PROBLEMÁTICAS, DIVERSAS TÉCNICAS DE ENSINO FORAM DESENVOLVIDAS COM O PROPÓSITO DE FACILITAR A ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS, TEMPO E ESPAÇO PARA UMA MELHOR ABSORÇÃO E APRENDIZAGEM. UMA DESSAS TÉCNICAS É A DO POMODORO. O POMODORO SE CARACTERIZA EM DIVIDIR O TEMPO EM PRODUÇÃO E DESCANSO, MARCANDO PEQUENOS INTERVALOS DE TEMPO QUE SÃO CRONOMETRADOS. A TÉCNICA SURGIU POR VOLTA DOS ANOS 80, QUANDO O ITALIANO FRANCESCO CIRILLO, UM UNIVERSITÁRIO QUE BUSCAVA SER MAIS PRODUTIVO EM POUCO TEMPO, UTILIZOU UM TEMPORIZADOR COM FORMATO DE “POMODORO” – TOMATE, EM ITALIANO -, PARA ORGANIZAR SUAS TAREFAS. O TIMER É ACIONADO EM 25 MINUTOS, TOCANDO UM SOM AO FINALIZAR ESSE PERÍODO. DURANTE ELE, FRANCESCO SE MANTINHA CONCENTRADO EM UMA ÚNICA TAREFA, SEM INTERRUPÇÕES E DEVANEIOS, MANTENDO-SE FOCADO. A PESQUISA SOBRE A TÉCNICA O POMODORO OCORREU NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ, EM CAMPINA GRANDE – PB. FOI EXPOSTA DURANTE A AULA DE ESTUDO ORIENTADO, PARA A TURMA DE 2º ANO. A PRESENTE PESQUISA FOI TRAÇADA EM CARÁTER QUALITATIVO, A PARTIR DA APRESENTAÇÃO DE SLIDES DO CONTEÚDO, ONDE HOUVE DISCUSSÃO COM OS ALUNOS E DEBATE LIVRE SOBRE O TEMA. A PESQUISA DA TÉCNICA SE FEZ EXTREMAMENTE NECESSÁRIA POR SE ADEQUAR QUASE QUE COMPLETAMENTE A REALIDADE OSCILANTE DA ATUALIDADE, MOSTRANDO-SE EFICAZ A UMA DAS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS DA APRENDIZAGEM: O FOCO.

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