Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: Formação De Professores, Estágio Supervisionado, Saberes, Ensino Fundamental Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O objeto de discussão deste trabalho é o estágio supervisionado como espaço colaborativo na construção de saberes no contexto da formação inicial de docentes no Curso de Pedagogia. Teve origem numa experiência vivenciada como professoras estagiárias no Estágio Supervisionado II componente curricular do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu (CAP) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde atuamos no 2º ano do Ensino Fundamental numa escola pública da rede municipal em Patu/RN. É um estudo de natureza qualitativa, que se insere na metodologia de um estudo de caso. Adotamos como princípio a reflexão crítica sobre a prática, visto que as duas pesquisadoras são sujeitos do objeto de estudo, à medida que as analises ocorrem a partir da experiência vivenciada por elas. Para construção dos dados utilizamos as anotações do diário de bordo realizadas durante o período de Estágio Supervisionado II como professoras estagiárias. O objetivo é analisar a importância do Estágio Supervisionado na construção de saberes que favoreçam a formação do docente para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As análises estão ancoradas em Pimenta (1997), Freire (2007), Tardif (2002), entre outros. Os resultados apontam que o estágio é espaço privilegiado de formação ainda limitado, no entanto, é uma instância de articulação entre os saberes teórico-práticos. O estudo nos permitiu concluir que as instituições de ensino superior precisam efetivar o estágio numa perspectiva de práxis – diálogo entre teoria e prática.

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