Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: Educação Infantil, Ensino-aprendizagem, Instrumentos Musicais Comunicação Oral 27 - EDUCAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS : A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 481
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 384
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A música é uma das atividades que exerce grande influência no desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil. Trabalhá-la é de grande relevância, pois além de tornar a aula mais prazerosa e alegre, podemos afirmar que é também facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Mediante estudos de diferentes teóricos vimos que a inserção dos instrumentos musicais nas praticas pedagógicas permite o aprimoramento da coordenação motora, da socialização, da capacidade de aprendizagem, do lúdico, da afetividade e o desenvolvimento cognitivo da criança. Este trabalho é fruto da realização de uma Oficina Pedagógica realizada em uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras/PB que atuam na Educação infantil. A oficina foi dividia em quatro momentos: No primeiro, realizamos o levantamento bibliográfico e estudos em grupo; no segundo, escolha do tema, escrita da justificativa, dos objetivos e da metodologia; no terceiro, escrita do referencial teórico, no último tivemos a execução das oficinas. Nesta atividade construímos quatro instrumentos como sugestões: o tambor, o chocalho, o pandeiro e a bateria. Estes instrumentos são recursos a mais para o professor trabalhar com as crianças, de forma que nos possibilite a criação de um clima favorável para o desenvolvimento de propostas de atividades a partir da prática da musicalização em sala de aula. Ao final da oficina pudemos concluir a importância de trabalhos dessa natureza como suporte a mais para o processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos que buscam sentido na sala de aula, para além da decodificação de conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "27 - EDUCAÇÃO E  MÚLTIPLAS LINGUAGENS : A  PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "Educação infantil, Ensino-aprendizagem, Instrumentos musicais"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "320722549d1751cf3f247855f937b982.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA MARIA GONÇALVES DANTAS DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DANTAS"
    "autor_email" => "nataliamgds@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 481
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 384
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A música é uma das atividades que exerce grande influência no desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil. Trabalhá-la é de grande relevância, pois além de tornar a aula mais prazerosa e alegre, podemos afirmar que é também facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Mediante estudos de diferentes teóricos vimos que a inserção dos instrumentos musicais nas praticas pedagógicas permite o aprimoramento da coordenação motora, da socialização, da capacidade de aprendizagem, do lúdico, da afetividade e o desenvolvimento cognitivo da criança. Este trabalho é fruto da realização de uma Oficina Pedagógica realizada em uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras/PB que atuam na Educação infantil. A oficina foi dividia em quatro momentos: No primeiro, realizamos o levantamento bibliográfico e estudos em grupo; no segundo, escolha do tema, escrita da justificativa, dos objetivos e da metodologia; no terceiro, escrita do referencial teórico, no último tivemos a execução das oficinas. Nesta atividade construímos quatro instrumentos como sugestões: o tambor, o chocalho, o pandeiro e a bateria. Estes instrumentos são recursos a mais para o professor trabalhar com as crianças, de forma que nos possibilite a criação de um clima favorável para o desenvolvimento de propostas de atividades a partir da prática da musicalização em sala de aula. Ao final da oficina pudemos concluir a importância de trabalhos dessa natureza como suporte a mais para o processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos que buscam sentido na sala de aula, para além da decodificação de conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "27 - EDUCAÇÃO E  MÚLTIPLAS LINGUAGENS : A  PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "Educação infantil, Ensino-aprendizagem, Instrumentos musicais"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "320722549d1751cf3f247855f937b982.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA MARIA GONÇALVES DANTAS DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DANTAS"
    "autor_email" => "nataliamgds@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A música é uma das atividades que exerce grande influência no desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil. Trabalhá-la é de grande relevância, pois além de tornar a aula mais prazerosa e alegre, podemos afirmar que é também facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Mediante estudos de diferentes teóricos vimos que a inserção dos instrumentos musicais nas praticas pedagógicas permite o aprimoramento da coordenação motora, da socialização, da capacidade de aprendizagem, do lúdico, da afetividade e o desenvolvimento cognitivo da criança. Este trabalho é fruto da realização de uma Oficina Pedagógica realizada em uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras/PB que atuam na Educação infantil. A oficina foi dividia em quatro momentos: No primeiro, realizamos o levantamento bibliográfico e estudos em grupo; no segundo, escolha do tema, escrita da justificativa, dos objetivos e da metodologia; no terceiro, escrita do referencial teórico, no último tivemos a execução das oficinas. Nesta atividade construímos quatro instrumentos como sugestões: o tambor, o chocalho, o pandeiro e a bateria. Estes instrumentos são recursos a mais para o professor trabalhar com as crianças, de forma que nos possibilite a criação de um clima favorável para o desenvolvimento de propostas de atividades a partir da prática da musicalização em sala de aula. Ao final da oficina pudemos concluir a importância de trabalhos dessa natureza como suporte a mais para o processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos que buscam sentido na sala de aula, para além da decodificação de conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.