Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

LITERATURA E INTERVENÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM UM ALUNO SURDO

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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Sabemos que a escola apresenta uma diversidade de sujeitos, tanto no que diz respeito aos níveis de aprendizagem quanto aos que fazem referência às necessidades especiais, e, nessa modalidade educativa, inclusiva, destacamos principalmente aqueles que são Surdos, isto é, a modalidade inclusiva agrega todos indivíduos desde aqueles que apresentam alguma deficiência física, ou até mesmo os que são surdos. Desse modo, diante dessa realidade, na qual a inclusão deveriam possibilitar o acesso de todos os indivíduos, inclusive, os surdos, no processo de aprendizagem, pretendemos com o presente trabalho apresentar um estudo de caso realizado em uma escola pública na cidade de Pau dos Ferros/RN, pelo qual intervimos na realidade escolar de um indivíduo Surdo. Para isso, utilizamos a contação do conto Chapeuzinho Vermelho nas intervenções, utilizando-nos da Língua Brasileira de Sinais, para possibilitar a inclusão desse indivíduo no universo da Literatura Infantil. Metodologicamente, nossa pesquisa é um estudo de caso de de natureza interventiva, tendo em vista que intervimos numa realidade, nã o surdo estava excluído do processo de aprendizagem, e mais precisamente distante do letramento literário. E, além disso, também, apresenta cunho qualitativo, pois através de atividades verificamos se houve apreensão do conto, isto é, foram desenvolvida atividades específicas que nos nortearam para essa percepção. Para fundamentação, utilizamos aportes teóricos, principalmente os de Cosson (2006). Assim, esperamos que o presente trabalho possa contribuir no campo de estudos do letramento literário numa perspectiva de inclusão de Surdos, ou seja, possibilitar a percepção para essa camada de indivíduos que podem estar dispersos no processo de ensino e aprendizagem.

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