Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A LEITURA COMO MEIO DE DESPERTAR O CONHECIMENTO NA CRIANÇA

Palavra-chaves: LEITURA, PRATICA, APRENDIZADO Comunicação Oral (CO) A leitura e a formação de leitores: importância e contribuições para o desenvolvimento social da criança
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8082
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 168
    "titulo" => "A LEITURA COMO MEIO DE DESPERTAR O CONHECIMENTO NA CRIANÇA"
    "resumo" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERNCAMPUS AVANÇADO DE PATU– CAPA leitura como meio de despertar o conhecimento na criançaGerliane Alves da Cunha Fernanda Tavares Dantas Eliany Cristina Rodrigues Thiago Alves de Oliveira Yuri Coutre Gurgel RESUMO: Este artigo retratara o projeto de trabalho realizado no estagio supervisionado dos anos iniciais do ensino fundamental, realizado na Escola Municipal Francisco Francelino de Moura, na turma de 1º ano. O objetivo desse trabalho alem de desempenhar a pratica docente com eficácia, por intermédio do estagio, vem de observações não praticantes exercidas em trabalhos passados, que as mesmos fizeram perceber a enorme carência das escolas no tocante a leitura. E partindo desse pressuposto, objetivamos proporcionar uma leitura prezeirosa e ao mesmo tempo, abrir portas para novos conhecimentos. Buscamos desenvolver nosso projeto por meio de uma metodologia diversifica que fugisse do tradicional entre quatro paredes, lápis e papel, mas sim que tocasse o desejo e aguçasse o interesse e a percepção da criança no tocante a leitura e ao mundo mágico e rico da aprendizagem. Tudo partiu da observação não praticante ate chegamos na pratica, onde por meio de um projeto interdisciplinar, desenvolvemos dez planos de aula onde os mesmo tinha como foco central a literatura, mas especificamente as parlendas,as mesmas foram trabalhadas de modo dinâmico, tendo como métodos de ensino a dramatização, exposição oral, a leitura partilhada e muitos outros.E tomando em vista tudo isto , nos respaldemos  nos estudos de muitos teóricos dentre eles destacamos, NEGRINE, 1994,  FREIRE,1996 e FERREIRO,1999. Frente a tudo, resultamos que a leitura é a porta de entrada para a vida estudantil e social de qualquer ser humano e que ela tem que ser trabalhada desde o inicio da vida de todo individuo. Palavras-chave: Leitura, prática, aprendizado  Autora: graduanda do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail:gerlianea@hotmail.com  Coautora:graduanda do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail: mail.com  Coautora:graduanda do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail: elianycristina2011@hotmail.com  Coautor:graduando do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail:thiaguinho.alves18@hot mail.com  Orientador : Professor Ex. CAP/UERN , E-mail: yurecoutre@yahoo.com.br"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A leitura e a formação de leitores: importância e contribuições para o desenvolvimento social da criança"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRATICA, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_09_2014_11_37_32_idinscrito_168_53d0764af2d207d4fb8fa75c3fddef8f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLIANE ALVES DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "GERLIANE ALVES"
    "autor_email" => "gerlianea@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8082
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 168
    "titulo" => "A LEITURA COMO MEIO DE DESPERTAR O CONHECIMENTO NA CRIANÇA"
    "resumo" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERNCAMPUS AVANÇADO DE PATU– CAPA leitura como meio de despertar o conhecimento na criançaGerliane Alves da Cunha Fernanda Tavares Dantas Eliany Cristina Rodrigues Thiago Alves de Oliveira Yuri Coutre Gurgel RESUMO: Este artigo retratara o projeto de trabalho realizado no estagio supervisionado dos anos iniciais do ensino fundamental, realizado na Escola Municipal Francisco Francelino de Moura, na turma de 1º ano. O objetivo desse trabalho alem de desempenhar a pratica docente com eficácia, por intermédio do estagio, vem de observações não praticantes exercidas em trabalhos passados, que as mesmos fizeram perceber a enorme carência das escolas no tocante a leitura. E partindo desse pressuposto, objetivamos proporcionar uma leitura prezeirosa e ao mesmo tempo, abrir portas para novos conhecimentos. Buscamos desenvolver nosso projeto por meio de uma metodologia diversifica que fugisse do tradicional entre quatro paredes, lápis e papel, mas sim que tocasse o desejo e aguçasse o interesse e a percepção da criança no tocante a leitura e ao mundo mágico e rico da aprendizagem. Tudo partiu da observação não praticante ate chegamos na pratica, onde por meio de um projeto interdisciplinar, desenvolvemos dez planos de aula onde os mesmo tinha como foco central a literatura, mas especificamente as parlendas,as mesmas foram trabalhadas de modo dinâmico, tendo como métodos de ensino a dramatização, exposição oral, a leitura partilhada e muitos outros.E tomando em vista tudo isto , nos respaldemos  nos estudos de muitos teóricos dentre eles destacamos, NEGRINE, 1994,  FREIRE,1996 e FERREIRO,1999. Frente a tudo, resultamos que a leitura é a porta de entrada para a vida estudantil e social de qualquer ser humano e que ela tem que ser trabalhada desde o inicio da vida de todo individuo. Palavras-chave: Leitura, prática, aprendizado  Autora: graduanda do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail:gerlianea@hotmail.com  Coautora:graduanda do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail: mail.com  Coautora:graduanda do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail: elianycristina2011@hotmail.com  Coautor:graduando do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail:thiaguinho.alves18@hot mail.com  Orientador : Professor Ex. CAP/UERN , E-mail: yurecoutre@yahoo.com.br"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A leitura e a formação de leitores: importância e contribuições para o desenvolvimento social da criança"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRATICA, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_09_2014_11_37_32_idinscrito_168_53d0764af2d207d4fb8fa75c3fddef8f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLIANE ALVES DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "GERLIANE ALVES"
    "autor_email" => "gerlianea@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERNCAMPUS AVANÇADO DE PATU– CAPA leitura como meio de despertar o conhecimento na criançaGerliane Alves da Cunha Fernanda Tavares Dantas Eliany Cristina Rodrigues Thiago Alves de Oliveira Yuri Coutre Gurgel RESUMO: Este artigo retratara o projeto de trabalho realizado no estagio supervisionado dos anos iniciais do ensino fundamental, realizado na Escola Municipal Francisco Francelino de Moura, na turma de 1º ano. O objetivo desse trabalho alem de desempenhar a pratica docente com eficácia, por intermédio do estagio, vem de observações não praticantes exercidas em trabalhos passados, que as mesmos fizeram perceber a enorme carência das escolas no tocante a leitura. E partindo desse pressuposto, objetivamos proporcionar uma leitura prezeirosa e ao mesmo tempo, abrir portas para novos conhecimentos. Buscamos desenvolver nosso projeto por meio de uma metodologia diversifica que fugisse do tradicional entre quatro paredes, lápis e papel, mas sim que tocasse o desejo e aguçasse o interesse e a percepção da criança no tocante a leitura e ao mundo mágico e rico da aprendizagem. Tudo partiu da observação não praticante ate chegamos na pratica, onde por meio de um projeto interdisciplinar, desenvolvemos dez planos de aula onde os mesmo tinha como foco central a literatura, mas especificamente as parlendas,as mesmas foram trabalhadas de modo dinâmico, tendo como métodos de ensino a dramatização, exposição oral, a leitura partilhada e muitos outros.E tomando em vista tudo isto , nos respaldemos nos estudos de muitos teóricos dentre eles destacamos, NEGRINE, 1994, FREIRE,1996 e FERREIRO,1999. Frente a tudo, resultamos que a leitura é a porta de entrada para a vida estudantil e social de qualquer ser humano e que ela tem que ser trabalhada desde o inicio da vida de todo individuo. Palavras-chave: Leitura, prática, aprendizado Autora: graduanda do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail:gerlianea@hotmail.com Coautora:graduanda do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail: mail.com Coautora:graduanda do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail: elianycristina2011@hotmail.com Coautor:graduando do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, e-mail:thiaguinho.alves18@hot mail.com Orientador : Professor Ex. CAP/UERN , E-mail: yurecoutre@yahoo.com.br

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.