BATISTA, Fernanda Leite. Poesia na sala de aula: aprendendo com prazer. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7784>. Acesso em: 27/11/2024 23:45
Este resumo tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido com o gênero poético, destinado aos alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Januária/MG. O trabalho vem sendo realizado pelas professoras regentes juntamente às acadêmicas bolsistas do PIBID/UNIMONTES do Curso de Pedagogia. Utilizou-se como referenciais teóricos os seguintes autores: Abramovich (1998), Cunha (1988), Freire (2011), Pinheiro (2007), Sorrenti (2007), Schneuwly, Dolz e colaboradores (2013), dentre outros. A proposta metodológica priorizou a elaboração de sequência didática, destacando formato do texto, sonoridade das palavras, rimas e ritmos, reflexão sobre o significado e emoção, sugeridos pelo texto lido. As atividades ministradas no decorrer do trabalho são: leitura e escrita de textos poéticos, produção coletiva e individual, varal poético, sarau de poesia e dramatização de poesias. A sequência didática foi elaborada a partir do estudo minucioso dos textos, levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, seleção de materiais e organização de atividades. O êxito do trabalho está relacionado ao repertório de poemas aos quais as crianças terão acesso, aos materiais que compõem a sequência didática, envolvimento e participação com a proposta e mediações realizadas pelas professoras e pelas bolsistas. Verifica-se a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as leituras do gênero textual poesia e a formação de leitores na sala de aula de forma prazerosa.