OLIVEIRA, Gilmara Dos Santos et al.. Os obstáculos da diversidade cultural em sala de aula. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7728>. Acesso em: 27/11/2024 23:01
Cada escola tem sua história, suas preocupações, suas necessidades, e isso que a faz diferente uma das outras. A comunidade escolar tem uma população formada por diversos grupos étnicos com seus costumes, seus rituais e suas crenças. O objetivo nesse trabalho foi observar como a escola tem aceitado o desafio de trabalhar a diversidade cultural. Sabemos que a escola deve conciliar a diversidade já existente no contexto da sala de aula, com a cultura que a própria escola produz para isso é necessário os professores fazendo a troca de experiência e a evolução de cada um. Para compreender o desenvolvimento é preciso considerar o espaço em que vivem. Enfrentar o desafio de trabalhar a diversidade cultural na sala de aula para mobilização. Há alguns desafios que favorecem o trabalho em sala de aula: primeiro é o currículo, segundo a mobilização, o método empírico de observação sistematizada empregado nos ajudou a perceber em que escola terá que estar disposta a romper com o sistema tradicional de ensino, para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens. É essencial conhecer as culturas dos alunos e a própria realidade escolar, pois facilita ao professor a busca de novas metodologias de integrar a diversidade do ensino. A escola é um ambiente de transformações, por isso se faz necessário conhecer os sujeitos inseridos no processo de formação. Concluímos que se faz necessário identificar as culturas dos alunos para a aprendizagem ser significativa e o ensino esteja de fato, acolhendo a pluralidade de cultura que a sociedade possui.