Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA Pôster (PO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6949
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1744
    "inscrito_id" => 32732
    "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "ResumoIntrodução: O presente artigo aborda a questão de inclusão a partir de uma observação em sala de aula da Educação Infantil, em uma escola particular do município de Campina Grande – PB. As observações foram realizadas por alunas do sétimo semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, no período de 2014.1. Objetivo: O objetivo geral do artigo é compreender como a inclusão pode acontecer ou não, em sala de aula e o comportamento de alunos/as, professoras e dos pais em relação a esse processo de inclusão. Especificamente, relatar como aconteceu o processo de inclusão de uma criança que tem paralisia cerebral em uma sala de aula de educação infantil. Para a fundamentação teórica foram estudados documentos oficiais que tratam sobre a temática, tais como: a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), a Declaração dos Direitos da Criança (1959) e as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001). A metodologia utilizada foi a observação participante em que ocorre interação entre o observador e os sujeitos envolvidos, pois nas situações cotidianas o envolvimento é fundamental para se descobrir se há satisfação nessa sala de aula em relação à criança com deficiência, as demais crianças, as professoras e os pais. Resultados: Os resultados demonstraram que nesta escola são vivenciadas no cotidiano, experiências com características de inclusão, interação, socialização, na relação professor-aluno e de aprendizagem. Durante a observação se verificou de forma clara o esforço da professora para integrar a criança nas diversas atividades e brincadeiras. Estas brincadeiras eram adaptadas para a realidade da criança e se constatou ainda o prazer e alegria que a mesma tem quando está na escola com a professora realizando as atividades, interagindo com as outras crianças, pois as crianças não demonstraram nenhum preconceito. Conclusão: Assim, conclui-se que foi de grande importância essa observação para o grupo de alunas do curso de Pedagogia na área da docente, pois vimos que nessa sala de aula existe realmente a inclusão dessa criança com deficiência. Portanto, fica o desafio para se seguir o exemplo desta professora, foi uma experiência inexplicável vivenciar o dia a dia dessa criança e o amor que uma tem para com a outra. Esse amor pelo que se faz deve ser levado como a maior experiência dessa observação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_53_05_idinscrito_32732_58e92e7cdc38f05bd3ef852077c01af8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA SILVA DE FREITAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SILVANA SILVA"
    "autor_email" => "silvanasilva52@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6949
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1744
    "inscrito_id" => 32732
    "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "ResumoIntrodução: O presente artigo aborda a questão de inclusão a partir de uma observação em sala de aula da Educação Infantil, em uma escola particular do município de Campina Grande – PB. As observações foram realizadas por alunas do sétimo semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, no período de 2014.1. Objetivo: O objetivo geral do artigo é compreender como a inclusão pode acontecer ou não, em sala de aula e o comportamento de alunos/as, professoras e dos pais em relação a esse processo de inclusão. Especificamente, relatar como aconteceu o processo de inclusão de uma criança que tem paralisia cerebral em uma sala de aula de educação infantil. Para a fundamentação teórica foram estudados documentos oficiais que tratam sobre a temática, tais como: a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), a Declaração dos Direitos da Criança (1959) e as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001). A metodologia utilizada foi a observação participante em que ocorre interação entre o observador e os sujeitos envolvidos, pois nas situações cotidianas o envolvimento é fundamental para se descobrir se há satisfação nessa sala de aula em relação à criança com deficiência, as demais crianças, as professoras e os pais. Resultados: Os resultados demonstraram que nesta escola são vivenciadas no cotidiano, experiências com características de inclusão, interação, socialização, na relação professor-aluno e de aprendizagem. Durante a observação se verificou de forma clara o esforço da professora para integrar a criança nas diversas atividades e brincadeiras. Estas brincadeiras eram adaptadas para a realidade da criança e se constatou ainda o prazer e alegria que a mesma tem quando está na escola com a professora realizando as atividades, interagindo com as outras crianças, pois as crianças não demonstraram nenhum preconceito. Conclusão: Assim, conclui-se que foi de grande importância essa observação para o grupo de alunas do curso de Pedagogia na área da docente, pois vimos que nessa sala de aula existe realmente a inclusão dessa criança com deficiência. Portanto, fica o desafio para se seguir o exemplo desta professora, foi uma experiência inexplicável vivenciar o dia a dia dessa criança e o amor que uma tem para com a outra. Esse amor pelo que se faz deve ser levado como a maior experiência dessa observação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_53_05_idinscrito_32732_58e92e7cdc38f05bd3ef852077c01af8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA SILVA DE FREITAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SILVANA SILVA"
    "autor_email" => "silvanasilva52@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

ResumoIntrodução: O presente artigo aborda a questão de inclusão a partir de uma observação em sala de aula da Educação Infantil, em uma escola particular do município de Campina Grande – PB. As observações foram realizadas por alunas do sétimo semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, no período de 2014.1. Objetivo: O objetivo geral do artigo é compreender como a inclusão pode acontecer ou não, em sala de aula e o comportamento de alunos/as, professoras e dos pais em relação a esse processo de inclusão. Especificamente, relatar como aconteceu o processo de inclusão de uma criança que tem paralisia cerebral em uma sala de aula de educação infantil. Para a fundamentação teórica foram estudados documentos oficiais que tratam sobre a temática, tais como: a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), a Declaração dos Direitos da Criança (1959) e as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001). A metodologia utilizada foi a observação participante em que ocorre interação entre o observador e os sujeitos envolvidos, pois nas situações cotidianas o envolvimento é fundamental para se descobrir se há satisfação nessa sala de aula em relação à criança com deficiência, as demais crianças, as professoras e os pais. Resultados: Os resultados demonstraram que nesta escola são vivenciadas no cotidiano, experiências com características de inclusão, interação, socialização, na relação professor-aluno e de aprendizagem. Durante a observação se verificou de forma clara o esforço da professora para integrar a criança nas diversas atividades e brincadeiras. Estas brincadeiras eram adaptadas para a realidade da criança e se constatou ainda o prazer e alegria que a mesma tem quando está na escola com a professora realizando as atividades, interagindo com as outras crianças, pois as crianças não demonstraram nenhum preconceito. Conclusão: Assim, conclui-se que foi de grande importância essa observação para o grupo de alunas do curso de Pedagogia na área da docente, pois vimos que nessa sala de aula existe realmente a inclusão dessa criança com deficiência. Portanto, fica o desafio para se seguir o exemplo desta professora, foi uma experiência inexplicável vivenciar o dia a dia dessa criança e o amor que uma tem para com a outra. Esse amor pelo que se faz deve ser levado como a maior experiência dessa observação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.