Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ROMANCE NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

É comum que a escola seja apontada como ambiente propício ao estudo de Literatura e, consequentemente à leitura literária nos mais variados gêneros. No entanto, ainda há poucas atividades direcionadas a abordagem do romance nas aulas de Língua Portuguesa. Em geral, são feitas por meio de resumos ou resenhas pré-elaboradas das obras consideradas canônicas pela Academia. Ocorre dessa forma porque a maioria das escolas não apresenta um componente curricular voltado à Literatura e, assim, a leitura dos textos literários acaba servindo a outros propósitos, como exemplificação ao ensino da gramática normativa ou de interpretações, por vezes, superficiais. Portanto, a leitura literária ainda se distancia do ambiente escolar sendo pouco percebida nas salas de aula, em especial, quando se trata de textos que exigem um demanda maior de tempo, como os romances. Esta ausência é perceptível nos níveis de ensino, desde o Fundamental à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste artigo, propomos a reflexão acerca da leitura literária e da recepção do romance A botija (2003) de Clotilde Tavares, ocorridas durante a Oficina de Leitura “Conto estas histórias como me contaram. Quer ouvir?” em duas turmas da EJA na cidade de Currais Novos/RN. Relataremos as estratégias realizadas, enfatizando aquelas que envolveram a leitura do folheto O romance do pavão misterioso (2000) de José Camelo de Melo Resende, uma das obras com as quais o texto de Clotilde Tavares dialoga. Por fim, traremos considerações metodológicas para que o trabalho com a referida obra possa contribuir com a formação do leitor a partir do diálogo intertextual que estabelece com textos e manifestações da cultura popular.

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