Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEMÂNTICA LEXICAL: A POLISSEMIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO SÓCIO COMUNICATIVO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO, SEMÂNTICA LEXICAL Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7941
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 8
    "titulo" => "SEMÂNTICA LEXICAL: A POLISSEMIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO SÓCIO COMUNICATIVO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O presente artigo tem o intuito de promover mediante a aquisição do conhecimento, observado enquanto instrumento de libertação, de promoção da autonomia, reconhecimento pessoal, construção, formação do cidadão, uma abordagem da Semântica Lexical pautada no (re)conhecimento dos recursos linguísticos propostos no livro didático (LD) de língua portuguesa: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem (2014). Nesse sentido, pretendemos refletir acerca da abordagem das palavras polissêmicas com o intuito de analisar e discutir a pertinência do conteúdo para o desenvolvimento de habilidades e competências na esfera de atividade sócio comunicativa na aula de língua portuguesa. Para tanto, utilizamos como suporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), as Orientações Curriculares Nacionais (2006), Pietroforte e Lopes (2007), Oliveira (2012), Silva e Sant’anna (2009)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO, SEMÂNTICA LEXICAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_39_23_idinscrito_8_bf9d0924de5313c3317d61f0058f9df9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAIANY LARISA LEÔNCIO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "HAIANY LEÔNCIO"
    "autor_email" => "haianyleoncio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7941
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 8
    "titulo" => "SEMÂNTICA LEXICAL: A POLISSEMIA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO SÓCIO COMUNICATIVO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O presente artigo tem o intuito de promover mediante a aquisição do conhecimento, observado enquanto instrumento de libertação, de promoção da autonomia, reconhecimento pessoal, construção, formação do cidadão, uma abordagem da Semântica Lexical pautada no (re)conhecimento dos recursos linguísticos propostos no livro didático (LD) de língua portuguesa: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem (2014). Nesse sentido, pretendemos refletir acerca da abordagem das palavras polissêmicas com o intuito de analisar e discutir a pertinência do conteúdo para o desenvolvimento de habilidades e competências na esfera de atividade sócio comunicativa na aula de língua portuguesa. Para tanto, utilizamos como suporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), as Orientações Curriculares Nacionais (2006), Pietroforte e Lopes (2007), Oliveira (2012), Silva e Sant’anna (2009)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO, SEMÂNTICA LEXICAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_39_23_idinscrito_8_bf9d0924de5313c3317d61f0058f9df9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAIANY LARISA LEÔNCIO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "HAIANY LEÔNCIO"
    "autor_email" => "haianyleoncio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo tem o intuito de promover mediante a aquisição do conhecimento, observado enquanto instrumento de libertação, de promoção da autonomia, reconhecimento pessoal, construção, formação do cidadão, uma abordagem da Semântica Lexical pautada no (re)conhecimento dos recursos linguísticos propostos no livro didático (LD) de língua portuguesa: Singular e plural: leitura, produção e estudos de linguagem (2014). Nesse sentido, pretendemos refletir acerca da abordagem das palavras polissêmicas com o intuito de analisar e discutir a pertinência do conteúdo para o desenvolvimento de habilidades e competências na esfera de atividade sócio comunicativa na aula de língua portuguesa. Para tanto, utilizamos como suporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), as Orientações Curriculares Nacionais (2006), Pietroforte e Lopes (2007), Oliveira (2012), Silva e Sant’anna (2009).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.