ROSAS, Judy Mauria Gueiros. Histórias em quadrinhos e formação do leitor. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7372>. Acesso em: 28/11/2024 01:35
Partimos da compreensão que em múltiplas situações da vida a leitura emerge como ferramenta fundamental. Entendemos que a difusão do conhecimento é um compromisso da universidade num país com maioria populacional subescolarizada. Levar para pessoas na Praia da Penha, situada em João Pessoa, ações que ponham em destaque a necessidade de ler e o quão prazeroso pode ser um momento de leitura constituiu o nosso interesse primeiro. Em 2013, junto a discentes dos cursos de Letras e de Pedagogia da UFPB, iniciamos nossas ações fundando e posteriormente catalogando as obras da Biblioteca Popular Riacho do Navio (BPRN), situada em Piranhas-AL. Com a parceria UFPB/BPRN pretendemos mostrar que a biblioteca tem que estar onde pessoas que ainda não a utilizam estiverem. Esta hipótese se ampara numa investigação que se preocupa com a situação do insucesso escolar e a relevância do desenvolvimento do hábito da leitura para a superação dos analfabetismos absoluto e funcional. Acrescenta-se a questão sobre o estímulo da leitura a partir das histórias em quadrinhos, pois, apesar de em grande parte do século XX a leitura de histórias em quadrinhos ter sido preterida do ambiente escolar no Brasil, hoje este gênero textual tem sua importância reconhecida sendo utilizada na escola. Propomos levar vários tipos de histórias em quadrinhos, um gênero textual facilmente aceito em função de seus textos curtos que contam com o auxílio visual das ilustrações, para serem lidos por quem esteja neste lugar. Entendemos que o fato de pessoas não saberem ler ou não terem desenvolvido o hábito da leitura não as impede de estabelecer algum tipo de contato com o texto escrito. Para tanto objetivamos: reconhecer as histórias em quadrinhos como gênero textual que favorece o desenvolvimento do hábito da leitura; instaurar situações de leitura e escrita de múltiplas formas e em quaisquer espaços; melhorar as habilidades de leitura da população que atendemos na Praia da Penha. Esta atividade conta com momentos complementares de contação de histórias e de produção, pelos leitores, de suas próprias histórias em quadrinhos. ‘Ler, imaginar, criar, escrever’ é a fórmula que propomos para envolver crianças e adultos no mundo da leitura e, consequentemente, desenvolverem este hábito tão importante e necessário.