Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO DIDÁTICO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Resumo

GT3 - DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONALO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAISBenedita Cezaria Pereira Fernandes - UFPBbeneditacpf@hotmail.comHellem Lima Lira - UFPBhellemlira@hotmail.comJessica Gomes Melo - UFPBjeh_gomes1@hotmail.com Orientadora: Ma. Fernanda Mendes Cabral Coelho - UFPB/CE/DHPfmcabralcoelho@gmail.comO planejamento didático é a etapa mais importante do projeto pedagógico voltado à Educação Infantil, cujas, práticas educativas exigem um olhar especial para as crianças em sua essência, respeitando suas culturas e suas formas de ver e perceber o mundo. Nessa perspectiva, as probabilidades de construção de conhecimento aumentam e favorecem a formação de um novo sujeito, capaz de viver e enfrentar os desafios da vida em sociedade. A execução desta pesquisa constituiu um desafio na disciplina Planejamento Educacional do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Tivemos como objetivo refletir sobre o processo de planejamento didático nas práticas pedagógicas em Educação Infantil e destacar as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional da educação a partir das legislações educacionais vigentes no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que abordará o conceito de planejamento didático e suas implicações no cotidiano da escola. Fundamenta-se nas contribuições teóricas de Kramer (2006), Barbosa (2006) e nos documentos legais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB Nº 9.394/96; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil– RCNEI; Diretrizes Curriculares para Educação Infantil – DCNEI. As análises dos dados foram realizadas de forma dialógica relacionando as percepções dos autores sobre prática pedagógica para Educação Infantil à luz das teorias mencionadas. Os resultados apontam que o processo de planejamento didático é fundamental para efetivação de práticas de ensino-aprendizagem adequadas e coerentes com as demandas e peculiaridades da infância. O planejamento didático possibilita a previsão e aprimora as capacidades de acertos e alcance de metas. Todavia, é importante ressaltar que o educador, ao elaborar seu plano de ensino deve considerar as vivências dos educandos, seus contextos e culturas. É possível afirmar também que as políticas públicas para Educação infantil organizam o trabalho pedagógico necessário para a intervenção direta do educador na promoção de atividades e cuidados aliados às teorias educacionais sobre concepções de criança e de educação. Portanto, compreendemos que o planejamento didático é fundamental para organização e sistematização das práticas educativas, sendo papel do educador mediar as ações de cuidado e educação planejando de forma organizada as ações pedagógicas presentes no cotidiano da escola como sequência de atividades, aprendizagens significativas, rotinas pedagógicas e a sistematização dos conteúdos curriculares. Através desta pesquisa, pretendemos contribuir com a formação de educadores comprometidos com a qualidade das avaliações de práticas educativas para a infância, considerando a pluralidade, a diversidade social e cultural das crianças, favorecendo assim, o desenvolvimento e a aprendizagem de forma sistematizada e adequada à cada fase infantil. Palavras-chave: Planejamento Didático; Políticas Educacionais; Educação Infantil.

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