COSTA, Deuzanete Cândido Da et al.. O livro didático de português sob a ótica do professor. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7616>. Acesso em: 27/11/2024 21:57
O livro didático é um instrumento normatizador produzido para atender especialmente a professores e alunos. Porém, sabe-se também que o livro didático segue perspectivas ideológicas indicadas por formulações filosóficas, históricas etc., deixando de ser portadora de discurso neutro. Diante desse quadro, nossa pesquisa partirá da seguinte problemática: como o professor de Língua Portuguesa analisa a sua utilização do Livro Didático? Nosso trabalho tem como objetivo analisar a postura do professor de Português com relação aos LDP através de um questionário com quatro questões subjetivas aplicado a oito professores da rede pública de cinco municípios paraibanos. Os autores que nortearam nossa pesquisa foram, dentre outros: Morais, Silva e Albuquerque (2007); Batista (1999). Os resultados apontaram para a dependência do professor com relação ao livro didático e da consciência de que este não deve ser o suporte único para o professor de Língua Portuguesa.