REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AS JUVENTUDES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROPAGANDA DO ENEM 2020
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75553 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 392 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AS JUVENTUDES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROPAGANDA DO ENEM 2020" "resumo" => "O PROCESSO EDUCATIVO, FOI UM DOS CAMPOS QUE SOFREU REMODELAÇÕES DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. ESSAS TRANSFORMAÇÕES SÃO EVIDENCIADAS MIDIATICAMENTE POR DIVERSOS MEIOS, SENDO UM DELES A PROPAGANDA NO ENEM 2020. COM BASE EM TAIS PRESSUPOSTOS, BUSCAMOS NESTE ESTUDO COMPREENDER O MODO COMO OS ESTUDANTES ENTENDEM AS REPRESENTAÇÕES VEICULADOS PELO MEC POR MEIO DA PROPAGANDA DO ENEM 2020, UMA VEZ QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, MEDIANTE AS CONSTRUÇÕES VERBAIS E IMAGÉTICAS, FUNCIONAM COMO UMA FORMA DE RECONHECIMENTO, DE PERTENCIMENTO SOCIAL E ACEITAÇÃO (JODELET, 2001) QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA REALIDADE SOCIAL QUE ABRANGE UM DETERMINADO GRUPO. ASSIM, COLABORAM NÃO SÓ PARA A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS SOBRE SI MESMOS COMO TAMBÉM PARA A DE OUTROS GRUPOS SOCIAIS (MORAES, 1997). VISAMOS FOMENTAR AS DISCUSSÕES ACERCA DA JUVENTUDE E DESSES NOVOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL. INICIALMENTE, REALIZAMOS UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A CAMPANHA. DE MODO GERAL, PODEMOS OBSERVAR QUE A PROPAGANDA É CONSTRUÍDA SOBRE A IDEIA DO ISOLAMENTO SOCIAL E DESSA NOVA ORGANIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE ENSINO, REPRESENTANDO JOVENS QUE POSSUEM TODO UM APARATO QUE FACILITARIA A ADEQUAÇÃO PARA PASSAR POR ESTE PERÍODO PANDÊMICO E DE ESTUDOS REMOTOS, ALÉM DE REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DO EXAME PARA SUA FORMAÇÃO(NASCIMENTO, 2006; ROCHA; FERREIRA, 2017). TOMANDO COMO BASE AS REPRESENTAÇÕES DIFUNDIDAS, BUSCAMOS, ENTÃO, COMPREENDER COMO OS JOVENS PERCEBEM AS REPRESENTAÇÕES QUE FORAM CRIADAS. DEVIDO AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA, OPTAMOS POR REALIZAR A PROCURA DOS COMENTÁRIOS NO TWITTER. ENTÃO, REALIZAMOS UMA BUSCA AS PALAVRAS-CHAVE “PROPAGANDA ENEM”, O POST SELECIONADO FOI APRESENTADO COMO UM DOS QUE MAIS TIVERAM INTERAÇÃO ENTRE OS QUE ENCONTRAMOS. POR MEIO DA ETNOGRAFIA VIRTUAL, FOI POSSÍVEL AFIRMAR QUE O AUTOR DO TWEET REUNI EM SEU PERFIL CONTEÚDOS DIRECIONADOS AO ENEM, COLABORANDO PARA A PRESENÇA DE JOVENS ESTUDANTES EM SEU PERFIL. CONTUDO, PARTIMOS PARA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS COMENTÁRIOS DO TWEET. TIVEMOS ACESSO A 1.023 TWEETS, DESTES, GRANDE PARTE REFORÇA O MODO COMO OS ESTUDANTES FORAM CONSTRUÍDOS NA PROPAGANDA, APONTANDO QUE AS REALIDADES ALI RETRATADAS NÃO REPRESENTAM A REAL SITUAÇÃO VIVENCIADA PELO GRUPO DURANTE A PANDEMIA, MUITOS TOMAM COMO PONTO DE PARTIDA SUAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES OU CONHECIMENTOS DE MUNDO ACERCA DAS REALIDADES SOCIAIS QUE DESTOAM DA SUA. ALÉM DESSES, HOUVERAM COMENTÁRIOS QUE REFORÇARAM O CARÁTER MERITOCRÁTICO QUE ATRIBUÍRAM A PROVA, COLOCANDO A RESPONSABILIDADE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES SOBRE ELES MESMOS. AO FIM DESTE TRABALHO, PODEMOS CONCLUIR QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE NOS DEDIQUEMOS AO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES QUE SÃO VEICULADAS NOS MAIS VARIADOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E AS INFLUÊNCIAS QUE ELAS EXERCEM SOBRE OS INDIVÍDUOS E SUAS PERCEPÇÕES DE MUNDO. JÁ NO QUE TANGE A PROPAGANDA DO ENEM 2020, COM BASE NO QUE FOI ANALISADO, FICOU EVIDENTE QUE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES RECONHECEM QUE AS CONSTRUÇÕES FEITAS PELO MEC NÃO OS REPRESENTAM E APENAS REFORÇAM A CONSTRUÇÃO DE UMA IDEIA HEGEMÔNICA DE JUVENTUDE E DO ACESSO AS TECNOLOGIAS (ARGOLLO; ALMEIDA; OLIVEIRA, 2019). CONTUDO, AO NÃO SE VIREM COMO MEMBROS DO GRUPO REPRESENTADO, OS JOVENS NÃO ACEITAM DE MANEIRA PASSIVA O DISCURSO DIFUNDIDO NA PROPAGANDA E PODEM NÃO SE SENTIR MOTIVADAS A PRESTAR O ENEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENEM, JUVENTUDE, COVID-19, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID392_04032021015855.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheushs.soc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75553 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 392 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AS JUVENTUDES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROPAGANDA DO ENEM 2020" "resumo" => "O PROCESSO EDUCATIVO, FOI UM DOS CAMPOS QUE SOFREU REMODELAÇÕES DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. ESSAS TRANSFORMAÇÕES SÃO EVIDENCIADAS MIDIATICAMENTE POR DIVERSOS MEIOS, SENDO UM DELES A PROPAGANDA NO ENEM 2020. COM BASE EM TAIS PRESSUPOSTOS, BUSCAMOS NESTE ESTUDO COMPREENDER O MODO COMO OS ESTUDANTES ENTENDEM AS REPRESENTAÇÕES VEICULADOS PELO MEC POR MEIO DA PROPAGANDA DO ENEM 2020, UMA VEZ QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, MEDIANTE AS CONSTRUÇÕES VERBAIS E IMAGÉTICAS, FUNCIONAM COMO UMA FORMA DE RECONHECIMENTO, DE PERTENCIMENTO SOCIAL E ACEITAÇÃO (JODELET, 2001) QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA REALIDADE SOCIAL QUE ABRANGE UM DETERMINADO GRUPO. ASSIM, COLABORAM NÃO SÓ PARA A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS SOBRE SI MESMOS COMO TAMBÉM PARA A DE OUTROS GRUPOS SOCIAIS (MORAES, 1997). VISAMOS FOMENTAR AS DISCUSSÕES ACERCA DA JUVENTUDE E DESSES NOVOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL. INICIALMENTE, REALIZAMOS UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A CAMPANHA. DE MODO GERAL, PODEMOS OBSERVAR QUE A PROPAGANDA É CONSTRUÍDA SOBRE A IDEIA DO ISOLAMENTO SOCIAL E DESSA NOVA ORGANIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE ENSINO, REPRESENTANDO JOVENS QUE POSSUEM TODO UM APARATO QUE FACILITARIA A ADEQUAÇÃO PARA PASSAR POR ESTE PERÍODO PANDÊMICO E DE ESTUDOS REMOTOS, ALÉM DE REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DO EXAME PARA SUA FORMAÇÃO(NASCIMENTO, 2006; ROCHA; FERREIRA, 2017). TOMANDO COMO BASE AS REPRESENTAÇÕES DIFUNDIDAS, BUSCAMOS, ENTÃO, COMPREENDER COMO OS JOVENS PERCEBEM AS REPRESENTAÇÕES QUE FORAM CRIADAS. DEVIDO AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA, OPTAMOS POR REALIZAR A PROCURA DOS COMENTÁRIOS NO TWITTER. ENTÃO, REALIZAMOS UMA BUSCA AS PALAVRAS-CHAVE “PROPAGANDA ENEM”, O POST SELECIONADO FOI APRESENTADO COMO UM DOS QUE MAIS TIVERAM INTERAÇÃO ENTRE OS QUE ENCONTRAMOS. POR MEIO DA ETNOGRAFIA VIRTUAL, FOI POSSÍVEL AFIRMAR QUE O AUTOR DO TWEET REUNI EM SEU PERFIL CONTEÚDOS DIRECIONADOS AO ENEM, COLABORANDO PARA A PRESENÇA DE JOVENS ESTUDANTES EM SEU PERFIL. CONTUDO, PARTIMOS PARA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS COMENTÁRIOS DO TWEET. TIVEMOS ACESSO A 1.023 TWEETS, DESTES, GRANDE PARTE REFORÇA O MODO COMO OS ESTUDANTES FORAM CONSTRUÍDOS NA PROPAGANDA, APONTANDO QUE AS REALIDADES ALI RETRATADAS NÃO REPRESENTAM A REAL SITUAÇÃO VIVENCIADA PELO GRUPO DURANTE A PANDEMIA, MUITOS TOMAM COMO PONTO DE PARTIDA SUAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES OU CONHECIMENTOS DE MUNDO ACERCA DAS REALIDADES SOCIAIS QUE DESTOAM DA SUA. ALÉM DESSES, HOUVERAM COMENTÁRIOS QUE REFORÇARAM O CARÁTER MERITOCRÁTICO QUE ATRIBUÍRAM A PROVA, COLOCANDO A RESPONSABILIDADE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES SOBRE ELES MESMOS. AO FIM DESTE TRABALHO, PODEMOS CONCLUIR QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE NOS DEDIQUEMOS AO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES QUE SÃO VEICULADAS NOS MAIS VARIADOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E AS INFLUÊNCIAS QUE ELAS EXERCEM SOBRE OS INDIVÍDUOS E SUAS PERCEPÇÕES DE MUNDO. JÁ NO QUE TANGE A PROPAGANDA DO ENEM 2020, COM BASE NO QUE FOI ANALISADO, FICOU EVIDENTE QUE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES RECONHECEM QUE AS CONSTRUÇÕES FEITAS PELO MEC NÃO OS REPRESENTAM E APENAS REFORÇAM A CONSTRUÇÃO DE UMA IDEIA HEGEMÔNICA DE JUVENTUDE E DO ACESSO AS TECNOLOGIAS (ARGOLLO; ALMEIDA; OLIVEIRA, 2019). CONTUDO, AO NÃO SE VIREM COMO MEMBROS DO GRUPO REPRESENTADO, OS JOVENS NÃO ACEITAM DE MANEIRA PASSIVA O DISCURSO DIFUNDIDO NA PROPAGANDA E PODEM NÃO SE SENTIR MOTIVADAS A PRESTAR O ENEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENEM, JUVENTUDE, COVID-19, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID392_04032021015855.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheushs.soc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }