ESTA PESQUISA É UM ESTUDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISA CEREBRAL QUE ERA ALUNA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESSE PROCESSO ALFABETIZADOR FOI UM TRABALHO ÁRDUO, DESAFIADOR, MAS TAMBÉM COM AVANÇOS E NOVAS APRENDIZAGENS. MESMO COM AS LIMITAÇÕES APRESENTADAS PELA A ALUNA, O OBJETIVO DE ALFABETIZAÇÃO FOI ALCANÇADO, POIS ELA CONSEGUIU NO FINAL DO ANO ESCOLAR REALIZAR A ESCRITA E A LEITURA. NESTE ARTIGO, SÃO CITADAS PESQUISADORAS COMO EMILIA FERREIRO, MAGDA SOARES QUE SÃO REFERÊNCIAS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. ESSA PESQUISA LEVA Á REFLEXÃO E O CONHECIMENTO DE QUAL É O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO A TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM, A ALUNA TORNOU-SE A PROTAGONISTA, A PRINCIPAL, AUTÔNOMA E RESPONSÁVEL POR ESSE PROCESSO, JÁ A PROFESSORA Á QUE AUXILIA, COADJUVANTE, QUE AJUDA A CONSEGUIR O OBJETIVO FINAL: A ALFABETIZAÇÃO.