O PRESENTE ENSAIO É UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM ABORDADAS NO ARTIGO DE DONIZETI LEANDRO SOUZA, JORGIANE SUELEN SOUSA; LÍLIAN FERRUGIN E ANDRÉ LUIZ ZAMBALDE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) E DE OUTROS AUTORES REFERENCIADOS NO TEXTO INTITULADO ‘TEORIAS DA APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ALINHAMENTO TEÓRICO’. ELE PROCURA CONTRIBUIR PARA O DEBATE A RESPEITO DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E TEORIA DA APRENDIZAGEM CONSTRUTIVISTA, TAL É O OBJETIVO DESTE ENSAIO. A PARTIR DA APRESENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, É POSSÍVEL COMPREENDER ALGUNS PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE SEUS PRINCIPAIS CICLOS APRESENTADOS NA LITERATURA SOBRE O ASSUNTO. É TAMBÉM ACEITÁVEL DESENVOLVER A RELAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO COM A TEORIA CONSTRUTIVISTA, JÁ QUE AQUELA SE APROPRIOU DE CONCEITOS E CATEGORIAS PERTENCENTES AO CONSTRUTIVISMO. PARA O CUMPRIMENTO DO OBJETIVO PROPOSTO, REALIZOU-SE UMA APROXIMAÇÃO DO MODELO SECI DE NONAKA E TAKEUCHI E DA DEFINIÇÃO SOBRE A TEORIA CONSTRUTIVISTA. ASSIM, NA CONCLUSÃO, APRESENTAM-SE OBSERVAÇÕES A PARTIR DA RELAÇÃO ESTABELECIDA.