Artigo E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01

E-books

ISBN: 978-65-86901-27-6

VIVÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO

Palavra-chaves: CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO FUNDAMENTAL, NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA, MEMÓRIAS, E-book E-book
"2021-02-09 09:32:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 74093
    "edicao_id" => 154
    "trabalho_id" => 1810
    "inscrito_id" => 1625
    "titulo" => "VIVÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR AS VIVÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS REALIZADAS AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADA NA REGIÃO SERIDÓ, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EM CONTRAPONTO COM AS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL. TAL ESTUDO SE PAUTA NA REMEMORAÇÃO DE FATOS QUE SUBJAZEM, COM UM OLHAR ATRAVÉS DE DOIS POSICIONAMENTOS: DE ALUNA E DE PROFESSORA. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA OPTAMOS POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO, REFERENCIADA PELO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA. NESTE SENTIDO, A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA SOB PERSPECTIVA COMPREENSIVO-INTERPRETATIVA (ANDRÉ, 1995; PASSEGGI, 2010, SOUZA, 2014). AS REFLEXÕES REVELARAM O QUANTO SÃO RELEVANTES AS ANÁLISES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS VIVENCIADAS AO LONGO DA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE QUANDO SE PROPÕE A REALIZAR UM ESTUDO DE NATUREZA (AUTO)BIOGRÁFICA FUNDAMENTADO EM FERRAROTI (2010 E 2014) E JOSSO (2004). O TEXTO APRESENTA DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM CAMPOS & NIGRO (1999);  TRIVELATO,  SILVA, & CARVALHO (2011); A RESPEITO DE  TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM CHEVALLARD & JOHSUA (1982) E PINHO ALVES (2000); PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS  EM CAPECCHI (2013); ALÉM DISSO, TRAZEMOS A CONEXÃO ENTRE OS SABERES EM EDGAR MORIN E A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM PAULO FREIRE. COM ESTE ESTUDO, CONSTATAMOS QUE A PRODUÇÃO DOS DISCURSOS (AUTO)BIOGRÁFICOS SÃO FORMATIVOS, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSUMIMOS NOSSA RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO A NOSSA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, (RE)SIGNIFICANDO E RECONFIGURANDO ESPAÇOS, TEMPOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, RECONHECENDO-SE COMO PARTE INTEGRANTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO FUNDAMENTAL, NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA, MEMÓRIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID1625_15092020165352.pdf"
    "created_at" => "2021-02-11 08:53:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "BUENA MACÊDO"
    "autor_email" => "buenabruna@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:32:44"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 74093
    "edicao_id" => 154
    "trabalho_id" => 1810
    "inscrito_id" => 1625
    "titulo" => "VIVÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR AS VIVÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS REALIZADAS AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADA NA REGIÃO SERIDÓ, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EM CONTRAPONTO COM AS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL. TAL ESTUDO SE PAUTA NA REMEMORAÇÃO DE FATOS QUE SUBJAZEM, COM UM OLHAR ATRAVÉS DE DOIS POSICIONAMENTOS: DE ALUNA E DE PROFESSORA. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA OPTAMOS POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO, REFERENCIADA PELO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA. NESTE SENTIDO, A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA SOB PERSPECTIVA COMPREENSIVO-INTERPRETATIVA (ANDRÉ, 1995; PASSEGGI, 2010, SOUZA, 2014). AS REFLEXÕES REVELARAM O QUANTO SÃO RELEVANTES AS ANÁLISES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS VIVENCIADAS AO LONGO DA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE QUANDO SE PROPÕE A REALIZAR UM ESTUDO DE NATUREZA (AUTO)BIOGRÁFICA FUNDAMENTADO EM FERRAROTI (2010 E 2014) E JOSSO (2004). O TEXTO APRESENTA DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM CAMPOS & NIGRO (1999);  TRIVELATO,  SILVA, & CARVALHO (2011); A RESPEITO DE  TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM CHEVALLARD & JOHSUA (1982) E PINHO ALVES (2000); PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS  EM CAPECCHI (2013); ALÉM DISSO, TRAZEMOS A CONEXÃO ENTRE OS SABERES EM EDGAR MORIN E A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM PAULO FREIRE. COM ESTE ESTUDO, CONSTATAMOS QUE A PRODUÇÃO DOS DISCURSOS (AUTO)BIOGRÁFICOS SÃO FORMATIVOS, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSUMIMOS NOSSA RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO A NOSSA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, (RE)SIGNIFICANDO E RECONFIGURANDO ESPAÇOS, TEMPOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, RECONHECENDO-SE COMO PARTE INTEGRANTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO FUNDAMENTAL, NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA, MEMÓRIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA100_ID1625_15092020165352.pdf"
    "created_at" => "2021-02-11 08:53:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "BUENA MACÊDO"
    "autor_email" => "buenabruna@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:32:44"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 154
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01"
        "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
        "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento, a sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos” traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa é uma das formas de utilizar esses múltiplos espaços de educação e promover a sua participação em palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e muitas outras atividades que farão parte da programação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-10-15"
        "final_evento" => "2020-10-17"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-02-09 09:32:44"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 154
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-01"
        "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01"
        "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO"
        "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento, a sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos” traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa é uma das formas de utilizar esses múltiplos espaços de educação e promover a sua participação em palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e muitas outras atividades que farão parte da programação."
        "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "6023ea6d85fc5_10022021111509.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-10-15"
        "final_evento" => "2020-10-17"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-02-09 09:32:44"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 70
                "edicao_id" => 154
                "codigo" => "978-65-86901-27-6"
                "capa" => "6023ea877597c_10022021111535.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01"
                "prefacio" => """
                  <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n
                  Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "602fb5dd488be_19022021095805.pdf"
                "arquivo" => "190220211236_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-01.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-02-09 09:32:44"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 70
                "edicao_id" => 154
                "codigo" => "978-65-86901-27-6"
                "capa" => "6023ea877597c_10022021111535.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01"
                "prefacio" => """
                  <strong>Educa&ccedil;&atilde;o como (re)Exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A compila&ccedil;&atilde;o de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado &agrave; tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o como (re)exist&ecirc;ncia: mudan&ccedil;as, conscientiza&ccedil;&atilde;o e conhecimentos. A discuss&atilde;o envolve reavaliar formas de pensar a educa&ccedil;&atilde;o como um espa&ccedil;o-tempo de mudan&ccedil;as, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer di&aacute;logos e lugares de escuta, conscientiza&ccedil;&atilde;o de direitos, deveres, saberes, pr&aacute;ticas, conhecimentos cient&iacute;ficos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educa&ccedil;&atilde;o por esse vi&eacute;s? Como postulou Paulo Freire &ldquo;a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um ato de ousadia&rdquo; e, tomando essa proposi&ccedil;&atilde;o &eacute; que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma forma&ccedil;&atilde;o que amplie os horizontes dos sujeitos que comp&otilde;em essa engrenagem.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo &agrave; demanda apresentada pela pandemia causada por um v&iacute;rus (COVID-19). O distanciamento social imposto &agrave; popula&ccedil;&atilde;o mundial evidenciou quest&otilde;es ambientais, sociais, culturais e econ&ocirc;micas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade j&aacute; passou por outras crises sanit&aacute;rias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experi&ecirc;ncia?&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O contexto pand&ecirc;mico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, tamb&eacute;m no &acirc;mbito educacional. O vocabul&aacute;rio docente foi permeado de palavras como s&iacute;ncrono, ass&iacute;ncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evid&ecirc;ncia. Conceitos, j&aacute; cristalizados no campo educacional tamb&eacute;m foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. &nbsp;Nesse sentido, educa&ccedil;&atilde;o, ensino, aprendizagem, media&ccedil;&atilde;o, aula e avalia&ccedil;&atilde;o, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em v&aacute;rios momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem n&uacute;mero de estudantes brasileiros e reafirmando que n&atilde;o estamos todo/as em um mesmo lugar, a condi&ccedil;&atilde;o social &eacute; uma chave de an&aacute;lise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclus&atilde;o e exclus&atilde;o, bem como, dimens&otilde;es humanit&aacute;rias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A an&aacute;lise do impacto desse momento, ainda ser&aacute; sentida por n&oacute;s e pelas futuras gera&ccedil;&otilde;es que precisar&atilde;o reencontrar na educa&ccedil;&atilde;o o caminho para a mudan&ccedil;a. Esse caminho envolve sujeitos, intera&ccedil;&otilde;es, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. N&atilde;o se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus pr&oacute;prios sujeitos em que a experi&ecirc;ncia, em sua dimens&atilde;o singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centen&aacute;rio, ainda se faz necess&aacute;rio por reafirmarmos que &ldquo;a leitura do mundo precede a leitura da palavra.&rdquo; O mundo que vivemos hoje prescinde de mudan&ccedil;as, transforma&ccedil;&otilde;es e (re)exist&ecirc;ncias com novas leituras.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Precisamos pensar, tamb&eacute;m, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pand&ecirc;micos a educa&ccedil;&atilde;o possa nos trazer uma dimens&atilde;o consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? &Eacute; preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educa&ccedil;&atilde;o necessitando de ressignifica&ccedil;&otilde;es mais humanas e poss&iacute;veis. Os textos que voc&ecirc;s ler&atilde;o nesse e-book s&atilde;o frutos de uma socializa&ccedil;&atilde;o que se fez emergente e necess&aacute;ria nesse momento de crise.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Por fim, nos diferentes espa&ccedil;os de educar &eacute; importante que a colabora&ccedil;&atilde;o, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promo&ccedil;&atilde;o das mudan&ccedil;as que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclus&atilde;o e a forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo &nbsp;(Krenak, 2019) tendo a esperan&ccedil;a que nos engajaremos na constru&ccedil;&atilde;o de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  FREIRE, P. A import&acirc;ncia do ato de ler. 23 ed. S&atilde;o Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n
                  Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n
                  Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n
                  Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n
                  Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n
                  Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n
                  Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
                  Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n
                  Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n
                  Walc&eacute;a Barreto Alves - UFF
                  """
                "ficha_catalografica" => "602fb5dd488be_19022021095805.pdf"
                "arquivo" => "190220211236_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-01.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-02-09 09:32:44"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:55:13"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de fevereiro de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR AS VIVÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS REALIZADAS AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADA NA REGIÃO SERIDÓ, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EM CONTRAPONTO COM AS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL. TAL ESTUDO SE PAUTA NA REMEMORAÇÃO DE FATOS QUE SUBJAZEM, COM UM OLHAR ATRAVÉS DE DOIS POSICIONAMENTOS: DE ALUNA E DE PROFESSORA. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA OPTAMOS POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO, REFERENCIADA PELO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA. NESTE SENTIDO, A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA SOB PERSPECTIVA COMPREENSIVO-INTERPRETATIVA (ANDRÉ, 1995; PASSEGGI, 2010, SOUZA, 2014). AS REFLEXÕES REVELARAM O QUANTO SÃO RELEVANTES AS ANÁLISES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS VIVENCIADAS AO LONGO DA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE QUANDO SE PROPÕE A REALIZAR UM ESTUDO DE NATUREZA (AUTO)BIOGRÁFICA FUNDAMENTADO EM FERRAROTI (2010 E 2014) E JOSSO (2004). O TEXTO APRESENTA DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM CAMPOS & NIGRO (1999); TRIVELATO, SILVA, & CARVALHO (2011); A RESPEITO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM CHEVALLARD & JOHSUA (1982) E PINHO ALVES (2000); PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CAPECCHI (2013); ALÉM DISSO, TRAZEMOS A CONEXÃO ENTRE OS SABERES EM EDGAR MORIN E A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM PAULO FREIRE. COM ESTE ESTUDO, CONSTATAMOS QUE A PRODUÇÃO DOS DISCURSOS (AUTO)BIOGRÁFICOS SÃO FORMATIVOS, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSUMIMOS NOSSA RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO A NOSSA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, (RE)SIGNIFICANDO E RECONFIGURANDO ESPAÇOS, TEMPOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, RECONHECENDO-SE COMO PARTE INTEGRANTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.