AS COLEÇÕES ZOOLÓGICAS SÃO CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO QUE MANTÊM UM REGISTRO PERMANENTE E ORDENADO DE FAUNAS DE HABITATS E REGIÕES DIFERENTES. ELAS SÃO COMPOSTAS DE CONJUNTOS DE ANIMAIS COLETADOS E PREPARADOS PARA QUE PERMANEÇAM EM CONDIÇÕES ÓTIMAS CONTRIBUINDO PARA ESTUDOS CIENTÍFICOS E PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, SERVINDO DE MODELOS DIDÁTICOS NOS QUAIS OS ALUNOS PODEM VISUALIZAR AS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E ASSOCIA-LAS AO HABITAT DOS MESMOS. NESTE SENTIDO, ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA, ATUALIZAÇÃO E CURADORIAS DOS EXEMPLARES EXISTENTES EM UMA COLEÇÃO ZOOLÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, BEM COMO, AVALIAR A SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADA EM NATAL, RN. PARA ETAPA DE ATUALIZAÇÃO E CURADORIA REALIZOU-SE UMA CONTAGEM, IDENTIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE ETIQUETAS PARA TODOS OS EXEMPLARES PRESENTES NO ACERVO LOCAL. PARA INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA E POTENCIAL DESSA COLEÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS, UTILIZOU-SE DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM FORMULÁRIO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, E ESTAS FORAM COMPARTILHADAS COM OS ESTUDANTES MATRICULADOS E EGRESSOS DA INSTITUIÇÃO. PARTINDO DOS RESULTADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE QUE AS COLEÇÕES ZOOLÓGICAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA PROPORCIONAR UM MAIOR CONHECIMENTO DA FAUNA LOCAL, ALÉM DE AUXILIAR NAS AULAS PRÁTICAS DE ZOOLOGIA, ASSOCIANDO AO CONHECIMENTO TEÓRICO TRABALHADO EM SALA DE AULA, FACILITANDO ASSIM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DOS ESTUDANTES.