COM A CHEGADA DOS PROCESSOS INCLUSIVOS, MUITAS ESCOLAS PRECISARAM REORGANIZAR SEUS CURR?CULOS PARA QUE PUDESSEM OFERECER AOS SEUS ESTUDANTES, UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE N?O EXCLU?SSE O ACESSO DESTES AO CONHECIMENTO DE FORMA INTEGRAL. EDUCA??O INTEGRAL VAI AL?M DE ENSINAR CONTE?DOS, ORGANIZADOS EM DISCIPLINAS, E DE ACORDO COM O DOCUMENTO DA UNESCO ?EDUCA??O: UM TESOURO A DESCOBRIR?, ORGANIZADO POR DELORS (2012), FUNDAMENTA-SE EM QUATRO PILARES: APRENDER A FAZER, APRENDER A CONHECER, APRENDER A SER E APRENDER A CONVIVER. CONTUDO, OS PROCESSOS INCLUSIVOS PROPORCIONAM A TODOS QUE APRENDAM JUNTOS, QUE DESENVOLVAM HABILIDADES E COMPET?NCIAS S?CIO EMOCIONAIS, MAS N?O PODE EXCLUIR NINGU?M NO PROCESSO DE CONSTRU??O DE CONHECIMENTOS COM AUX?LIO DOS CONTE?DOS PROPOSTOS PELAS DISCIPLINAS, SEJA DE FORMA FRAGMENTADA OU UNIFICADOS EM UMA REDE DE SABERES INTERDISCIPLINAR. ENTENDENDO ESSA CARACTER?STICA MULTIDIMENSIONAL HUMANA, N?O PODEMOS DESCARTAR OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM ESCOLAR QUE LEVA AO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER. NESTE SENTIDO, AS BASES DE ALGUMAS APRENDIZAGENS ESCOLARES COMO A AQUISI??O DE L?NGUA ESCRITA E A MATEM?TICA NECESSITAM DE BASES MOTORAS, QUE EM ESTUDANTES QUE TRAZEM UM QUADRO DE PARALISIA CEREBRAL ESP?STICA, S?O DIFERENTES DE ESTUDANTES QUE N?O A POSSUEM, POIS A PARALISIA CEREBRAL TRAZ UM COMPROMETIMENTO MOTOR. TEMOS COMO OBJETIVO COMPREENDER DE QUAL FORMA A EDUCA??O F?SICA INCLUSIVA PODE CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL ESP?STICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCA??O B?SICA. OPTAMOS PELA METODOLOGIA QUALITATIVA BIBLIOGR?FICA, EMBASADA EM TE?RICOS COMO LE BOULCH (1985), SILVA (2011), FREIRE (2017), ENTRE OUTROS, PARA JUSTIFICAR AS CONTRIBUI??ES NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.