O TEXTO INSERE-SE NOS PROPÓSITOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EM FORAM DESENVOLVIDAS PROPOSTAS DE ESTUDO ALICERÇADAS EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES IMBRICADOS PELAS INTERAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES, MEDIADAS PELOS DOCENTES E AS PRÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DESENVOLVIDAS EM ESPAÇOS DENOMINADOS DE NÃO FORMAIS OU “NÃO ESCOLARES”. NESTES, O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA PROPÔS APREENDÊ-LOS ENQUANTO LUGARES DE VIVÊNCIAS PESSOAIS E FORMAR AGENTES POTENCIALIZADORES DE DIÁLOGOS E ENCONTROS ENTRE OS SUJEITOS QUE OS FREQUENTAM, VIVEM, CRIAM CULTURAS, A VIDA E A HISTÓRIA. COM ESTES PRESSUPOSTOS, OS ESTAGIÁRIOS INSERIRAM-SE NA INSTITUIÇÃO REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO E, UTILIZANDO AS METODOLOGIAS QUALITATIVAS DE INVESTIGAÇÃO, REALIZARAM O ESTUDO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DOCUMENTAL, DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DE ENTREVISTAS, QUE PERMITIRAM O TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS PARA ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DA REALIDADE. ATRAVÉS DO DIAGNÓSTICO DA REALIDADE DA INSTITUIÇÃO, A ESCUTA, A OBSERVAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DOS ENVOLVIDOS, OS PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS ELABORARAM UM PROJETO DE TRABALHO PROPONDO O ESTUDO DE TEMAS QUE PARTIRAM DOS INTERESSES DOS ENVOLVIDOS E DAS NECESSIDADES CONSTATADAS. AS ABORDAGENS DOS TEMAS DE ESTUDO DO PROJETO FORAM PLANEJADAS EM FORMA DE PROPOSTAS DIDÁTICAS OU OFICINAS, CONSIDERANDO AS ESPECIFICIDADES DAS INSTITUIÇÕES, TENDO COMO PRINCÍPIOS A FORMAÇÃO HUMANA. A PARTIR DO RELATO REFLEXIVO SOBRE A EXPERIÊNCIA, FORAM DESTACADOS FRAGMENTOS DE UM ESTÁGIO DESENVOLVIDO EM 2019, COM O QUAL PRETENDEU-SE NOTABILIZAR A EXPERIÊNCIA DE DOCÊNCIA QUE PODE TRADUZIR-SE EM APRENDIZAGENS QUE EXPRESSAM O PROTAGONISMO E A AUTORIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E ENGAJAMENTO PROFISSIONAL.