Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 97
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR PARA O ENEM A PARTIR DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS

Palavra-chaves: ENEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, LIGAÇÃO QUÍMICA, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO IDEIA PRINCIPAL UTILIZAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES FRENTE AO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. UMA VEZ QUE, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA POSSIBILITA NOS ALUNOS O DOMÍNIO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LHES PERMITEM APRENDER DESENVOLVENDO O SEU POTENCIAL INTELECTUAL. EM TERMO METODOLÓGICOS, A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM QUATRO MOMENTOS, EM PRIMEIRO MOMENTO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO; NO SEGUNDO MOMENTO FOI FEITO A ANÁLISE DOS RESULTADOS PARA TOMAR AS DEVIDAS CONCLUSÕES; NO TERCEIRO MOMENTO HOUVE A APLICAÇÃO DE UMA AULA ABORDANDO O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS COM A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM); PARA FINALIZAR, NO QUARTO MOMENTO FOI REALIZADO MAIS UM QUESTIONÁRIO PARA ANALISAR A CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, NO QUE DIZ RESPEITO, EM QUAIS ASPECTOS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COMO RESULTADO, CERCA DE 40% AFIRMARAM QUE O ASPECTOS MAIS IMPORTANTE FOI QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FACILITOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, 30% AFIRMARAM QUE CONSEGUIRAM ENTENDER A FINALIDADE DA AULA; CERCA DE 12% AFIRMARAM IDENTIFICAR O SEU ERRO DIANTE DA RESOLUÇÃO; CERCA DE 12% AFIRMARAM QUE FICOU MAIS CLARO QUAL A INTENÇÃO DO PROFESSOR E 6% AFIRMARAM QUE ESSA ESTRATÉGIA É MUITO INTERESSANTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.