Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 90
A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA LICENCIATURA DA UEPB

Palavra-chaves: PIBIC, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, LIVRO DIDÁTICO, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática

Resumo

ESTE TRABALHO É UM RECORTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NO QUAL TIVEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DE COMO ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEPB COMPREENDEM E UTILIZAM A LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA DESCREVER E ESTRUTURAR CONCEITOS DE FÍSICA, NO ÂMBITO DA ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E COMO OS MATERIAIS INSTRUCIONAIS UTILIZADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES INFLUENCIAM NESSA COMPREENSÃO E AS IMPLICAÇÕES DESSES FATORES, NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS POR PARTE DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, VISAMOS TANTO À UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA, COMO NA COMPREENSÃO DO PAPEL DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO, DESCRIÇÃO E ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS FÍSICOS EXPLORATÓRIO SOBRE AS VISÕES APRESENTADAS NA TEORIA. ASSIM, BUSCAMOS ANALISAR COMO OS LIVROS APRESENTAM OS CONCEITOS DE DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO EM MOVIMENTOS UNIDIMENSIONAL E BIDIMENSIONAL E COMO ISSO PODE INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVENDO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E UMA ANÁLISE DOCUMENTAL (ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS). OS RESULTADOS DO ESTUDO NOS LEVARAM À CONCLUSÃO QUE ALGUNS ESTUDANTES CONSEGUEM DEMONSTRAR, ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS, A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE DESLOCAMENTO, VELOCIDADE E ACELERAÇÃO, CONCEITOS BÁSICOS PARA O ESTUDO DA MECÂNICA CLÁSSICA, NO ENTANTO ALGUNS APRESENTAM DIFICULDADES SÉRIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.