Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ANÁLISE DOS DISCENTES DO OITAVO SEMESTRE DO CURSODE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS IGUATU EMRELAÇÃO AO JOGO “QUIMI-QUEM”

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS PEDAGÓGICOS, QUÍMICA ORGÂNICA, NOMENCLATURA, “QUIMI-QUEM?” Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72937
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 1037
    "titulo" => "A ANÁLISE DOS DISCENTES DO OITAVO SEMESTRE DO CURSODE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS IGUATU EMRELAÇÃO AO JOGO “QUIMI-QUEM”"
    "resumo" => """
      SABE-SE QUE A QUÍMICA ESTÁ LIGADA A REALIDADE DOS DISCENTES, ENTRETANTO, É COMUM SER TRABALHADA DE\r\n
      MANEIRA TRADICIONAL E DESCONTEXTUALIZADA. DESTE MODO, SURGE NOVOS MEIOS DE TRANSMITIR CONHECIMENTO\r\n
      FOCANDO PRINCIPALMENTE NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, PARA ESSAS METODOLOGIAS O DISCENTE DEIXA DE SER\r\n
      MERO OUVINTE E PASSA A SER O PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. UMA DAS METODOLOGIAS\r\n
      AMPLAMENTE EMPREGADAS É O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS. COM ISSO, A PRESENTE PESQUISA BUSCA ANALISAR A\r\n
      VISÃO DOS ESTUDANTES DO OITAVO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS IGUATU\r\n
      EM RELAÇÃO AO JOGO LÚDICO “QUIMI-QUEM?”. O ESTUDO EM QUESTÃO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA\r\n
      DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, UMA VEZ QUE BUSCA COMPREENDER A VISÃO DOS PARTICIPANTES EM RELAÇÃO AO JOGO.\r\n
      PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO BASEADO NA ESCALA LIKERT. O JOGO FOI BEM\r\n
      AVALIADO EM RELAÇÃO A ASPECTOS COMO: INTERFACE, JOGABILIDADE E DESENVOLVIMENTO. DE MODO GERAL OS\r\n
      LICENCIANDOS MOSTRARAM-SE FAVORÁVEIS AO USO DA PROPOSTA EM SALA DE AULA. VALE RESSALTAR QUE O JOGO AINDA\r\n
      SE ENCONTRA EM FASE DE TESTE, DESTE MODO, DEVE-SE HAVER APLICAÇÕES DA PROPOSTA EM SALAS DE AULA DISTINTAS\r\n
      DE MANEIRA QUE ESSA EXPOSIÇÃO AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DO JOGO E NA MELHORA DAS REGRAS PROPOSTAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS PEDAGÓGICOS, QUÍMICA ORGÂNICA, NOMENCLATURA, “QUIMI-QUEM?”"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1037_09112020143946.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON YVES NUNES HOLANDA ALEXANDRE"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON YVES"
    "autor_email" => "jeferson.yves@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72937
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 1037
    "titulo" => "A ANÁLISE DOS DISCENTES DO OITAVO SEMESTRE DO CURSODE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS IGUATU EMRELAÇÃO AO JOGO “QUIMI-QUEM”"
    "resumo" => """
      SABE-SE QUE A QUÍMICA ESTÁ LIGADA A REALIDADE DOS DISCENTES, ENTRETANTO, É COMUM SER TRABALHADA DE\r\n
      MANEIRA TRADICIONAL E DESCONTEXTUALIZADA. DESTE MODO, SURGE NOVOS MEIOS DE TRANSMITIR CONHECIMENTO\r\n
      FOCANDO PRINCIPALMENTE NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, PARA ESSAS METODOLOGIAS O DISCENTE DEIXA DE SER\r\n
      MERO OUVINTE E PASSA A SER O PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. UMA DAS METODOLOGIAS\r\n
      AMPLAMENTE EMPREGADAS É O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS. COM ISSO, A PRESENTE PESQUISA BUSCA ANALISAR A\r\n
      VISÃO DOS ESTUDANTES DO OITAVO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS IGUATU\r\n
      EM RELAÇÃO AO JOGO LÚDICO “QUIMI-QUEM?”. O ESTUDO EM QUESTÃO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA\r\n
      DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, UMA VEZ QUE BUSCA COMPREENDER A VISÃO DOS PARTICIPANTES EM RELAÇÃO AO JOGO.\r\n
      PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO BASEADO NA ESCALA LIKERT. O JOGO FOI BEM\r\n
      AVALIADO EM RELAÇÃO A ASPECTOS COMO: INTERFACE, JOGABILIDADE E DESENVOLVIMENTO. DE MODO GERAL OS\r\n
      LICENCIANDOS MOSTRARAM-SE FAVORÁVEIS AO USO DA PROPOSTA EM SALA DE AULA. VALE RESSALTAR QUE O JOGO AINDA\r\n
      SE ENCONTRA EM FASE DE TESTE, DESTE MODO, DEVE-SE HAVER APLICAÇÕES DA PROPOSTA EM SALAS DE AULA DISTINTAS\r\n
      DE MANEIRA QUE ESSA EXPOSIÇÃO AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DO JOGO E NA MELHORA DAS REGRAS PROPOSTAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS PEDAGÓGICOS, QUÍMICA ORGÂNICA, NOMENCLATURA, “QUIMI-QUEM?”"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1037_09112020143946.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON YVES NUNES HOLANDA ALEXANDRE"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON YVES"
    "autor_email" => "jeferson.yves@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

SABE-SE QUE A QUÍMICA ESTÁ LIGADA A REALIDADE DOS DISCENTES, ENTRETANTO, É COMUM SER TRABALHADA DE MANEIRA TRADICIONAL E DESCONTEXTUALIZADA. DESTE MODO, SURGE NOVOS MEIOS DE TRANSMITIR CONHECIMENTO FOCANDO PRINCIPALMENTE NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, PARA ESSAS METODOLOGIAS O DISCENTE DEIXA DE SER MERO OUVINTE E PASSA A SER O PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. UMA DAS METODOLOGIAS AMPLAMENTE EMPREGADAS É O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS. COM ISSO, A PRESENTE PESQUISA BUSCA ANALISAR A VISÃO DOS ESTUDANTES DO OITAVO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS IGUATU EM RELAÇÃO AO JOGO LÚDICO “QUIMI-QUEM?”. O ESTUDO EM QUESTÃO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, UMA VEZ QUE BUSCA COMPREENDER A VISÃO DOS PARTICIPANTES EM RELAÇÃO AO JOGO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO BASEADO NA ESCALA LIKERT. O JOGO FOI BEM AVALIADO EM RELAÇÃO A ASPECTOS COMO: INTERFACE, JOGABILIDADE E DESENVOLVIMENTO. DE MODO GERAL OS LICENCIANDOS MOSTRARAM-SE FAVORÁVEIS AO USO DA PROPOSTA EM SALA DE AULA. VALE RESSALTAR QUE O JOGO AINDA SE ENCONTRA EM FASE DE TESTE, DESTE MODO, DEVE-SE HAVER APLICAÇÕES DA PROPOSTA EM SALAS DE AULA DISTINTAS DE MANEIRA QUE ESSA EXPOSIÇÃO AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DO JOGO E NA MELHORA DAS REGRAS PROPOSTAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.