Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

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O JOGO E O BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, JOGO, BRINQUEDO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação

Resumo

ESTE TRABALHO É RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB, REALIZADA ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2019 CUJO OBJETO É O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA ESSA DISCUSSÃO, TRAZEMOS O JOGO E O BRINQUEDO NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAGOA SECA/PB. PARA O ESTUDO, EMBASAMO-NOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2009); BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2017); BARBOSA (2009, 2010); CORSARO (2011); FERNANDES (1979) ENTRE OUTROS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, CUJOS PROCEDIMENTOS SÃO A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA. POR INSTRUMENTOS, UTILIZAMOS O DIÁRIO DE CAMPO E MICRO GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E VÍDEO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, NOS VALEMOS DO MÉTODO NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO. A PESQUISA APONTOU QUE NAS INSTITUIÇÕES INVESTIGADAS, O JOGO E O BRINQUEDO ESTÃO ATRELADOS ÀS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS PESQUISADAS PARA O RECONHECIMENTO DE LETRAS, NÚMEROS E CORES PELAS CRIANÇAS, BEM COMO PARA QUE POSSAM DESENVOLVER ASPECTOS COMO: LATERALIDADE, COORDENAÇÃO MOTORA, EQUILÍBRIO, ENTRE OUTROS.

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