Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DO SUL E SUDESTE DO BRASIL

Palavra-chaves: ENSINO FORMAL;, EDUCAÇÃO BÁSICA;, ENSINO DE CIÊNCIAS;, ATIVIDADES PRÁTICAS;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72818
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 705
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DO SUL E SUDESTE DO BRASIL"
    "resumo" => "AS ATIVIDADES PR?TICAS POSSIBILITAM A INTERA??O ENTRE O ESTUDANTE E MATERIAIS CONCRETOS, O QUE FACILITA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE SOBRE CONTE?DOS QUE S?O ABSTRATOS E COMPLEXOS DE SEREM TRABALHADOS DE FORMA TE?RICA. ASSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL PENSAR NA FORMA??O DE PROFESSORES PARA O USO DA TECNOLOGIA, EM SALA DE AULA, QUER PARA A REALIZA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS, QUER PARA A REALIZA??O DE VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS OU REALIZA??O DE OUTRO TIPO DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS COM RECURSO A PLATAFORMAS INTERATIVAS DE APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORT?NCIA DAS ATIVIDADES PR?TICAS DE CI?NCIAS DESENVOLVIDAS COMO UMA METODOLOGIA QUE AUXILIE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O B?SICA E A IMPORT?NCIA DA FORMA??O DOS PROFESSORES, NA ?REA DA TECNOLOGIA, PARA A DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES A REALIZAR. PARA ISSO, S?O APRESENTADOS RELATOS DE EXPERI?NCIAS DID?TICAS, DURANTE AULAS DE CI?NCIAS, COM ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E DE ATIVIDADES COM FUTUROS PROFESSORES (LICENCIANDOS EM CI?NCIAS BIOL?GICAS) E PROFESSORES (MESTRANDOS EM ENSINO DE CI?NCIAS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE EDUCA??O B?SICA). ? POSS?VEL PERCEBER, NA ROTINA DA SALA DE AULA, QUE A APLICA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS BEM PLANEJADAS, DESPERTA O INTERESSE DOS ESTUDANTES E, CONSEQUENTEMENTE, FACILITA A ASSIMILA??O DO CONTE?DO CIENT?FICO. ? IMPORTANTE QUE SE ASSUMA O PAPEL CR?TICO FRENTE ?S NOVAS TECNOLOGIAS E SE PENSE, CADA VEZ MAIS, NA FORMA??O DOS PROFESSORES, PARA QUE ESTES FIQUEM MUNIDOS DE NOVAS POSSIBILIDADES E ESTRAT?GIAS PARA AS SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA IMPLEMENTA??O E DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO FORMAL;, EDUCAÇÃO BÁSICA;, ENSINO DE CIÊNCIAS;, ATIVIDADES PRÁTICAS;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID705_10082020120613.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANZA MARA ZANINI"
    "autor_nome_curto" => "ALANZA ZANINI"
    "autor_email" => "alanzabiologia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72818
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 705
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DO SUL E SUDESTE DO BRASIL"
    "resumo" => "AS ATIVIDADES PR?TICAS POSSIBILITAM A INTERA??O ENTRE O ESTUDANTE E MATERIAIS CONCRETOS, O QUE FACILITA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE SOBRE CONTE?DOS QUE S?O ABSTRATOS E COMPLEXOS DE SEREM TRABALHADOS DE FORMA TE?RICA. ASSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL PENSAR NA FORMA??O DE PROFESSORES PARA O USO DA TECNOLOGIA, EM SALA DE AULA, QUER PARA A REALIZA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS, QUER PARA A REALIZA??O DE VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS OU REALIZA??O DE OUTRO TIPO DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS COM RECURSO A PLATAFORMAS INTERATIVAS DE APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORT?NCIA DAS ATIVIDADES PR?TICAS DE CI?NCIAS DESENVOLVIDAS COMO UMA METODOLOGIA QUE AUXILIE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O B?SICA E A IMPORT?NCIA DA FORMA??O DOS PROFESSORES, NA ?REA DA TECNOLOGIA, PARA A DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES A REALIZAR. PARA ISSO, S?O APRESENTADOS RELATOS DE EXPERI?NCIAS DID?TICAS, DURANTE AULAS DE CI?NCIAS, COM ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E DE ATIVIDADES COM FUTUROS PROFESSORES (LICENCIANDOS EM CI?NCIAS BIOL?GICAS) E PROFESSORES (MESTRANDOS EM ENSINO DE CI?NCIAS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE EDUCA??O B?SICA). ? POSS?VEL PERCEBER, NA ROTINA DA SALA DE AULA, QUE A APLICA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS BEM PLANEJADAS, DESPERTA O INTERESSE DOS ESTUDANTES E, CONSEQUENTEMENTE, FACILITA A ASSIMILA??O DO CONTE?DO CIENT?FICO. ? IMPORTANTE QUE SE ASSUMA O PAPEL CR?TICO FRENTE ?S NOVAS TECNOLOGIAS E SE PENSE, CADA VEZ MAIS, NA FORMA??O DOS PROFESSORES, PARA QUE ESTES FIQUEM MUNIDOS DE NOVAS POSSIBILIDADES E ESTRAT?GIAS PARA AS SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA IMPLEMENTA??O E DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO FORMAL;, EDUCAÇÃO BÁSICA;, ENSINO DE CIÊNCIAS;, ATIVIDADES PRÁTICAS;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID705_10082020120613.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANZA MARA ZANINI"
    "autor_nome_curto" => "ALANZA ZANINI"
    "autor_email" => "alanzabiologia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

AS ATIVIDADES PR?TICAS POSSIBILITAM A INTERA??O ENTRE O ESTUDANTE E MATERIAIS CONCRETOS, O QUE FACILITA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE SOBRE CONTE?DOS QUE S?O ABSTRATOS E COMPLEXOS DE SEREM TRABALHADOS DE FORMA TE?RICA. ASSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL PENSAR NA FORMA??O DE PROFESSORES PARA O USO DA TECNOLOGIA, EM SALA DE AULA, QUER PARA A REALIZA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS, QUER PARA A REALIZA??O DE VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS OU REALIZA??O DE OUTRO TIPO DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS COM RECURSO A PLATAFORMAS INTERATIVAS DE APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORT?NCIA DAS ATIVIDADES PR?TICAS DE CI?NCIAS DESENVOLVIDAS COMO UMA METODOLOGIA QUE AUXILIE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O B?SICA E A IMPORT?NCIA DA FORMA??O DOS PROFESSORES, NA ?REA DA TECNOLOGIA, PARA A DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES A REALIZAR. PARA ISSO, S?O APRESENTADOS RELATOS DE EXPERI?NCIAS DID?TICAS, DURANTE AULAS DE CI?NCIAS, COM ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E DE ATIVIDADES COM FUTUROS PROFESSORES (LICENCIANDOS EM CI?NCIAS BIOL?GICAS) E PROFESSORES (MESTRANDOS EM ENSINO DE CI?NCIAS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE EDUCA??O B?SICA). ? POSS?VEL PERCEBER, NA ROTINA DA SALA DE AULA, QUE A APLICA??O DE ATIVIDADES PR?TICAS BEM PLANEJADAS, DESPERTA O INTERESSE DOS ESTUDANTES E, CONSEQUENTEMENTE, FACILITA A ASSIMILA??O DO CONTE?DO CIENT?FICO. ? IMPORTANTE QUE SE ASSUMA O PAPEL CR?TICO FRENTE ?S NOVAS TECNOLOGIAS E SE PENSE, CADA VEZ MAIS, NA FORMA??O DOS PROFESSORES, PARA QUE ESTES FIQUEM MUNIDOS DE NOVAS POSSIBILIDADES E ESTRAT?GIAS PARA AS SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA IMPLEMENTA??O E DIVERSIFICA??O DE ATIVIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.