Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB

Palavra-chaves: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, ENSINO BÁSICO, ZOONOSES Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7127
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1618
    "inscrito_id" => 33094
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB"
    "resumo" => "Existe atualmente uma nova postura na educação devido aos problemas ambientais, entretanto de forma geral, a educação ambiental é ampla e nem sempre contempla todas as suas áreas relacionadas, a exemplo do bem estar animal. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço privilegiado para abordagem deste tema, no entanto, este é um assunto ainda pouco abordado na educação básica. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a atuação dos professores do ensino infantil e fundamental das instituições de ensino da Comunidade da Vila Florestal de Lagoa Seca/PB aceca do bem estar animal. Para tal, foi realizado um trabalho investigativo através da aplicação de questionários com os professores de uma creche e de uma escola de ensino infantil e fundamental presentes na comunidade. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam às perguntas referentes, especialmente, à abordagem do tema bem estar animal em sala de aula. Ao serem perguntados se em algum momento já tinha trabalhado o tema em sala de aula com os alunos, 60% responderam que sim e 40%, que não. Já quando foram questionados se algum aluno já havia perguntado sobre bem estar animal, 60% afirmaram que sim e 40% afirmaram que não. Com relação à opinião dos professores se este tema deveria ser trabalhado na escola, todos os entrevistados responderam que sim. E quando questionados sobre a forma de abordagem do tema com os alunos, 50% dos professores responderam que poderiam ser utilizados vídeos educativos, 20% disseram que poderia utilizar cartilhas e 30%, que as brincadeiras envolvendo o tema seriam a melhor alternativa. Os professores também foram questionados sobre a reação que os mesmos acreditam que os alunos teriam se o tema fosse abordado na escola, sendo que 80% dos professores responderam que seria ótimo e 20% respondeu que seria boa. Quando foram perguntados se a escola disponibilizaria material lúdico para trabalhar o tema com os alunos, 50% responderam que sim e 50%, que não. De forma geral, os professores reconhecem a importância de trabalhar o assunto bem estar animal na escola, porém os temas relacionados aos cuidados com os animais de estimação e com as zoonoses não é abordados nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, não existe confiança na participação e apoio da escola para a realização de ações abordando esse tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, ENSINO BÁSICO, ZOONOSES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_11_07_55_idinscrito_33094_8a5e162a03b5bf93548dc418aad8ef2f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALFREDO ROSAS  DE LIMA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ALFREDO LIMA JR."
    "autor_email" => "alfredojuniorx@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7127
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1618
    "inscrito_id" => 33094
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL: ATUAÇÃO DE PROFESSORES DA VILA FLORESTAL EM LAGOA SECA/PB"
    "resumo" => "Existe atualmente uma nova postura na educação devido aos problemas ambientais, entretanto de forma geral, a educação ambiental é ampla e nem sempre contempla todas as suas áreas relacionadas, a exemplo do bem estar animal. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço privilegiado para abordagem deste tema, no entanto, este é um assunto ainda pouco abordado na educação básica. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a atuação dos professores do ensino infantil e fundamental das instituições de ensino da Comunidade da Vila Florestal de Lagoa Seca/PB aceca do bem estar animal. Para tal, foi realizado um trabalho investigativo através da aplicação de questionários com os professores de uma creche e de uma escola de ensino infantil e fundamental presentes na comunidade. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam às perguntas referentes, especialmente, à abordagem do tema bem estar animal em sala de aula. Ao serem perguntados se em algum momento já tinha trabalhado o tema em sala de aula com os alunos, 60% responderam que sim e 40%, que não. Já quando foram questionados se algum aluno já havia perguntado sobre bem estar animal, 60% afirmaram que sim e 40% afirmaram que não. Com relação à opinião dos professores se este tema deveria ser trabalhado na escola, todos os entrevistados responderam que sim. E quando questionados sobre a forma de abordagem do tema com os alunos, 50% dos professores responderam que poderiam ser utilizados vídeos educativos, 20% disseram que poderia utilizar cartilhas e 30%, que as brincadeiras envolvendo o tema seriam a melhor alternativa. Os professores também foram questionados sobre a reação que os mesmos acreditam que os alunos teriam se o tema fosse abordado na escola, sendo que 80% dos professores responderam que seria ótimo e 20% respondeu que seria boa. Quando foram perguntados se a escola disponibilizaria material lúdico para trabalhar o tema com os alunos, 50% responderam que sim e 50%, que não. De forma geral, os professores reconhecem a importância de trabalhar o assunto bem estar animal na escola, porém os temas relacionados aos cuidados com os animais de estimação e com as zoonoses não é abordados nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, não existe confiança na participação e apoio da escola para a realização de ações abordando esse tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, ENSINO BÁSICO, ZOONOSES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_11_07_55_idinscrito_33094_8a5e162a03b5bf93548dc418aad8ef2f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALFREDO ROSAS  DE LIMA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ALFREDO LIMA JR."
    "autor_email" => "alfredojuniorx@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Existe atualmente uma nova postura na educação devido aos problemas ambientais, entretanto de forma geral, a educação ambiental é ampla e nem sempre contempla todas as suas áreas relacionadas, a exemplo do bem estar animal. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço privilegiado para abordagem deste tema, no entanto, este é um assunto ainda pouco abordado na educação básica. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a atuação dos professores do ensino infantil e fundamental das instituições de ensino da Comunidade da Vila Florestal de Lagoa Seca/PB aceca do bem estar animal. Para tal, foi realizado um trabalho investigativo através da aplicação de questionários com os professores de uma creche e de uma escola de ensino infantil e fundamental presentes na comunidade. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam às perguntas referentes, especialmente, à abordagem do tema bem estar animal em sala de aula. Ao serem perguntados se em algum momento já tinha trabalhado o tema em sala de aula com os alunos, 60% responderam que sim e 40%, que não. Já quando foram questionados se algum aluno já havia perguntado sobre bem estar animal, 60% afirmaram que sim e 40% afirmaram que não. Com relação à opinião dos professores se este tema deveria ser trabalhado na escola, todos os entrevistados responderam que sim. E quando questionados sobre a forma de abordagem do tema com os alunos, 50% dos professores responderam que poderiam ser utilizados vídeos educativos, 20% disseram que poderia utilizar cartilhas e 30%, que as brincadeiras envolvendo o tema seriam a melhor alternativa. Os professores também foram questionados sobre a reação que os mesmos acreditam que os alunos teriam se o tema fosse abordado na escola, sendo que 80% dos professores responderam que seria ótimo e 20% respondeu que seria boa. Quando foram perguntados se a escola disponibilizaria material lúdico para trabalhar o tema com os alunos, 50% responderam que sim e 50%, que não. De forma geral, os professores reconhecem a importância de trabalhar o assunto bem estar animal na escola, porém os temas relacionados aos cuidados com os animais de estimação e com as zoonoses não é abordados nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, não existe confiança na participação e apoio da escola para a realização de ações abordando esse tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.