LIMA, Ilauro De Souza et al.. Conscientização ambiental no câmpus vii da uepb. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7019>. Acesso em: 27/11/2024 21:25
Nossa geração tem assistido a um crescimento e progresso tecnológico que jamais foram observados, trazendo benefícios a muitas pessoas e ao mesmo tempo vem causando graves consequências sociais e ambientais. Existem evidências de uma crescente deterioração do ambiente físico, sob as diferentes formas, em escala mundial. A cultura do lixo invade e dominam as regiões menos privilegiadas pelo saneamento básico. Torna-se absolutamente vital que os cidadãos do mundo insistam em medidas que apoiem um tipo de crescimento econômico que não tenha repercussões prejudiciais para as pessoas, para o seu ambiente e suas condições de vida. É necessário encontrar maneiras de assegurar que nenhuma nação, estado ou município cresça ou se desenvolva às custas do vizinho e que o efeito do consumismo de um ou alguns indivíduos não impacte a qualidade de vida de muitos. Os recursos do mundo devem ser desenvolvidos de modo a beneficiar toda a humanidade e proporcionar melhoria da qualidade de vida de todos. O referido trabalho constitui uma forma eficiente para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógico referente à educação ambiental. Assim, ele deve ir ao encontro da realização de transposição e mediação didática de conteúdos científicos para contribuir, principalmente, com a formação cidadã dos envolvidos neste trabalho e na defesa do meio ambiente no município de Patos-PB. Então, a apresentação de subsídios científicos para aumentar a aceitabilidade e o grau de assimilação dos conteúdos relativos ao meio ambiente constitui uma importante contribuição para a concretização dos objetivos deste trabalho, ou seja: i) a sensibilização para promoção deste tema, com ênfase no uso ao reaproveitamento do óleo de fritura para a fabricação de sabão e detergente caseiros biodegradáveis a partir de oficinas técnico-pedagógica, cujo procedimento de fabricação já é conhecido pelo Campus VII; ii) a busca de medidas para o racionamento da água no Campus e comunidade em derredor e a valorização da coleta seletiva no Campus VII; iii) realização de pesquisa a partir de questionário semi-estruturado sobre a utilização ou visibilidade do uso de coletores primários no Campus de Patos para a promoção do meio ambiente, especificamente para a discussão dos 3 R`s da sustentabilidade. Estes temas, embora já apresentados a comunidade acadêmica e circunvizinhança ainda constituem entraves para a formação de cidadãos mais conscientes no município de Patos-PB. Assim, confrontando estes aspectos com o senso científico, bem como a oferta de oficinas técnico-pedagógicas espera-se ter promovido a auto-crítca e a atitude científica, propiciando a obtenção da verdadeira cidadania.