O TEATRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO DO ALUNO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7679 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1967 "inscrito_id" => 1610 "titulo" => "O TEATRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO DO ALUNO" "resumo" => "As múltiplas formas de ensino da Língua Portuguesa também constituem a evolução do eixo ensino-aprendizagem, fazendo com que os mecanismos de letramento estejam e se façam mais eficazes à medida do desenvolvimento educacional provocado por demasiados fatores. Partindo desta premissa, este trabalho objetiva contribuir acerca de reflexões e desvelamentos sobre de que maneira o teatro, de uma forma geral, contribui para o letramento dos alunos, tendo em vista a necessidade de desenvolver variadas formas de aprendizagem no aluno e de ensino no professor. Para desenvolver a pesquisa, utilizamos os conceitos teóricos bibliográficos de Albuquerque (2007), condizendo com perspectivas de letramento, Obry (2003), acerca da utilização do teatro na escola e os conceitos teóricos documentais vistos nos Parâmetros Curriculares Nacionais das matrizes de Língua Portuguesa e Arte (2000). Dessa forma, trazemos como considerações finais algumas boas e outras inadequadas impressões de uso do teatro ao se levar em conta as questões de letramento a serem desenvolvidas pelos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "TEATRO, LETRAMENTO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_23_12_32_idinscrito_1610_f58eb7aa4ff22d167813ba450d2a7b05.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON DO NASCIMENTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAMON" "autor_email" => "ramonoliveira_n@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7679 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1967 "inscrito_id" => 1610 "titulo" => "O TEATRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO DO ALUNO" "resumo" => "As múltiplas formas de ensino da Língua Portuguesa também constituem a evolução do eixo ensino-aprendizagem, fazendo com que os mecanismos de letramento estejam e se façam mais eficazes à medida do desenvolvimento educacional provocado por demasiados fatores. Partindo desta premissa, este trabalho objetiva contribuir acerca de reflexões e desvelamentos sobre de que maneira o teatro, de uma forma geral, contribui para o letramento dos alunos, tendo em vista a necessidade de desenvolver variadas formas de aprendizagem no aluno e de ensino no professor. Para desenvolver a pesquisa, utilizamos os conceitos teóricos bibliográficos de Albuquerque (2007), condizendo com perspectivas de letramento, Obry (2003), acerca da utilização do teatro na escola e os conceitos teóricos documentais vistos nos Parâmetros Curriculares Nacionais das matrizes de Língua Portuguesa e Arte (2000). Dessa forma, trazemos como considerações finais algumas boas e outras inadequadas impressões de uso do teatro ao se levar em conta as questões de letramento a serem desenvolvidas pelos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "TEATRO, LETRAMENTO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_23_12_32_idinscrito_1610_f58eb7aa4ff22d167813ba450d2a7b05.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON DO NASCIMENTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAMON" "autor_email" => "ramonoliveira_n@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }