Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO UM RECURSO MULTIMIDIÁTICO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA

Palavra-chaves: SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO E APRENDIZAGEM Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6944
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "AS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO UM RECURSO MULTIMIDIÁTICO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho realiza um estudo diagnóstico sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Física, com ênfase nas simulações computacionais e na abordagem da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O público alvo foram professores e alunos do ensino médio de escolas da rede pública de ensino do sertão paraibano, que participaram de uma explanação e apresentação sobre o tema proposto. A pesquisa buscou examinar quais as metodologias que são empregadas pelos professores de Física das escolas pesquisadas e qual conhecimento os alunos do nível médio possuem sobre o uso de simulações no ensino de Física. O resultado da pesquisa mostrou que o conhecimento dos professores e alunos sobre a temática abordada está abaixo do que se esperava. Diante disso, observou-se a necessidade despertar no aluno a busca pelo conhecimento, como também de motivar e capacitar os professores para desenvolverem metodologias que inovem o ensino e aperfeiçoem sua prática pedagógica, interagindo com as tecnologias existentes e de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem da física, uma vez que, as simulações computacionais, como recurso multimidiático, podem possibilitar a interação de teorias, leis, fórmulas, conceitos e experimentos de maneira interativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_17_06_2014_23_32_17_idinscrito_17_4ab2c74cc7d55535c197bc152cc9de02.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUTH"
    "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6944
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "AS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO UM RECURSO MULTIMIDIÁTICO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho realiza um estudo diagnóstico sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Física, com ênfase nas simulações computacionais e na abordagem da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O público alvo foram professores e alunos do ensino médio de escolas da rede pública de ensino do sertão paraibano, que participaram de uma explanação e apresentação sobre o tema proposto. A pesquisa buscou examinar quais as metodologias que são empregadas pelos professores de Física das escolas pesquisadas e qual conhecimento os alunos do nível médio possuem sobre o uso de simulações no ensino de Física. O resultado da pesquisa mostrou que o conhecimento dos professores e alunos sobre a temática abordada está abaixo do que se esperava. Diante disso, observou-se a necessidade despertar no aluno a busca pelo conhecimento, como também de motivar e capacitar os professores para desenvolverem metodologias que inovem o ensino e aperfeiçoem sua prática pedagógica, interagindo com as tecnologias existentes e de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem da física, uma vez que, as simulações computacionais, como recurso multimidiático, podem possibilitar a interação de teorias, leis, fórmulas, conceitos e experimentos de maneira interativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_17_06_2014_23_32_17_idinscrito_17_4ab2c74cc7d55535c197bc152cc9de02.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUTH"
    "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho realiza um estudo diagnóstico sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Física, com ênfase nas simulações computacionais e na abordagem da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O público alvo foram professores e alunos do ensino médio de escolas da rede pública de ensino do sertão paraibano, que participaram de uma explanação e apresentação sobre o tema proposto. A pesquisa buscou examinar quais as metodologias que são empregadas pelos professores de Física das escolas pesquisadas e qual conhecimento os alunos do nível médio possuem sobre o uso de simulações no ensino de Física. O resultado da pesquisa mostrou que o conhecimento dos professores e alunos sobre a temática abordada está abaixo do que se esperava. Diante disso, observou-se a necessidade despertar no aluno a busca pelo conhecimento, como também de motivar e capacitar os professores para desenvolverem metodologias que inovem o ensino e aperfeiçoem sua prática pedagógica, interagindo com as tecnologias existentes e de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem da física, uma vez que, as simulações computacionais, como recurso multimidiático, podem possibilitar a interação de teorias, leis, fórmulas, conceitos e experimentos de maneira interativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.