Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE CORDEL COMO FORMA DE DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA

Palavra-chaves: CORDEL, DESENVOLVIMENTO, LEITURA Pôster (PO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6802
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1635
    "inscrito_id" => 4225
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO FORMA DE DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A leitura é, portanto, uma das competências mais importantes a ser desenvolvida entre os alunos. E é essa também que tem se apresentado como uma das maiores dificuldades o que nos leva a inferir que algo está errado no tratamento que é dispensado à leitura nas salas de aula.Percebe-se então a necessidade de criar condições para o desenvolvimento da leitura de modo que esta resulte no confronto de ideias e na ampliação da visão de mundo do aluno a partir de temas e problemáticas presentes na sociedade em que está inserido. Nesse contexto surge a literatura de cordel, gênero literário que, por representar a cultura popular, de imediato promove uma empatia com o leitor que se reconhece nas narrativas cordelistas.Assim, percebe-se que, a literatura de cordel pode ser a “porta de entrada” pela qual o aluno ingressará no mundo literário, pois ao experimentar a leitura de um texto condizente com a sua realidade o leitor terá o conhecimento prévio necessário à compreensão (interpretação) textual e, considerando que ele consiga construir o sentido do texto, logo, será capaz de posicionar-se criticamente em relação ao texto e em relação ao mundo, consequentemente, estará apto ao desenvolvimento também da escrita. OBJETIVO: Analisar se a literatura de cordel é capaz de despertar o prazer da leitura e formar um leitor apto ao desenvolvimento do pensamento crítico sobre o que leu, quer seja falando ou escrevendo. METODOLOGIA: Para a realização dessa pesquisa pretende-se aplicar no início do ano letivo um questionário que identifique a frequência e o interesse dos alunos pela leitura, a partir daí trabalhar a literatura de cordel numa perspectiva de contribuição para o desenvolvimento do interesse pela leitura e, por fim, reaplicar o questionário, ao término do terceiro trimestre do ano, a fim de perceber se houve alguma influência da literatura de cordel na percepção dos alunos em relação à leitura. RESULTADOS: Espera-se que a literatura de cordel desperte nos alunos o interesse pela leitura ao mesmo tempo em que promova o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da capacidade de interpretação através das xilogravuras, afinal, trabalhar com imagens permite ao leitor não só a compreensão global do que vai ler, mas, principalmente, a capacidade de interpretação.  CONCLUSÃO: O uso da literatura de cordel como suporte didático na construção do leitor, possibilita ao professor – que assume o papel de mediador – contribuir para a formação de cidadãos críticos e construtivos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "CORDEL, DESENVOLVIMENTO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_53_17_idinscrito_4225_6fe3e4601764db08618e3a9759a2502e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA MYRTHES HENRIQUES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "mayara.mhs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6802
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1635
    "inscrito_id" => 4225
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO FORMA DE DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A leitura é, portanto, uma das competências mais importantes a ser desenvolvida entre os alunos. E é essa também que tem se apresentado como uma das maiores dificuldades o que nos leva a inferir que algo está errado no tratamento que é dispensado à leitura nas salas de aula.Percebe-se então a necessidade de criar condições para o desenvolvimento da leitura de modo que esta resulte no confronto de ideias e na ampliação da visão de mundo do aluno a partir de temas e problemáticas presentes na sociedade em que está inserido. Nesse contexto surge a literatura de cordel, gênero literário que, por representar a cultura popular, de imediato promove uma empatia com o leitor que se reconhece nas narrativas cordelistas.Assim, percebe-se que, a literatura de cordel pode ser a “porta de entrada” pela qual o aluno ingressará no mundo literário, pois ao experimentar a leitura de um texto condizente com a sua realidade o leitor terá o conhecimento prévio necessário à compreensão (interpretação) textual e, considerando que ele consiga construir o sentido do texto, logo, será capaz de posicionar-se criticamente em relação ao texto e em relação ao mundo, consequentemente, estará apto ao desenvolvimento também da escrita. OBJETIVO: Analisar se a literatura de cordel é capaz de despertar o prazer da leitura e formar um leitor apto ao desenvolvimento do pensamento crítico sobre o que leu, quer seja falando ou escrevendo. METODOLOGIA: Para a realização dessa pesquisa pretende-se aplicar no início do ano letivo um questionário que identifique a frequência e o interesse dos alunos pela leitura, a partir daí trabalhar a literatura de cordel numa perspectiva de contribuição para o desenvolvimento do interesse pela leitura e, por fim, reaplicar o questionário, ao término do terceiro trimestre do ano, a fim de perceber se houve alguma influência da literatura de cordel na percepção dos alunos em relação à leitura. RESULTADOS: Espera-se que a literatura de cordel desperte nos alunos o interesse pela leitura ao mesmo tempo em que promova o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da capacidade de interpretação através das xilogravuras, afinal, trabalhar com imagens permite ao leitor não só a compreensão global do que vai ler, mas, principalmente, a capacidade de interpretação.  CONCLUSÃO: O uso da literatura de cordel como suporte didático na construção do leitor, possibilita ao professor – que assume o papel de mediador – contribuir para a formação de cidadãos críticos e construtivos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "CORDEL, DESENVOLVIMENTO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_53_17_idinscrito_4225_6fe3e4601764db08618e3a9759a2502e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA MYRTHES HENRIQUES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "mayara.mhs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO: A leitura é, portanto, uma das competências mais importantes a ser desenvolvida entre os alunos. E é essa também que tem se apresentado como uma das maiores dificuldades o que nos leva a inferir que algo está errado no tratamento que é dispensado à leitura nas salas de aula.Percebe-se então a necessidade de criar condições para o desenvolvimento da leitura de modo que esta resulte no confronto de ideias e na ampliação da visão de mundo do aluno a partir de temas e problemáticas presentes na sociedade em que está inserido. Nesse contexto surge a literatura de cordel, gênero literário que, por representar a cultura popular, de imediato promove uma empatia com o leitor que se reconhece nas narrativas cordelistas.Assim, percebe-se que, a literatura de cordel pode ser a “porta de entrada” pela qual o aluno ingressará no mundo literário, pois ao experimentar a leitura de um texto condizente com a sua realidade o leitor terá o conhecimento prévio necessário à compreensão (interpretação) textual e, considerando que ele consiga construir o sentido do texto, logo, será capaz de posicionar-se criticamente em relação ao texto e em relação ao mundo, consequentemente, estará apto ao desenvolvimento também da escrita. OBJETIVO: Analisar se a literatura de cordel é capaz de despertar o prazer da leitura e formar um leitor apto ao desenvolvimento do pensamento crítico sobre o que leu, quer seja falando ou escrevendo. METODOLOGIA: Para a realização dessa pesquisa pretende-se aplicar no início do ano letivo um questionário que identifique a frequência e o interesse dos alunos pela leitura, a partir daí trabalhar a literatura de cordel numa perspectiva de contribuição para o desenvolvimento do interesse pela leitura e, por fim, reaplicar o questionário, ao término do terceiro trimestre do ano, a fim de perceber se houve alguma influência da literatura de cordel na percepção dos alunos em relação à leitura. RESULTADOS: Espera-se que a literatura de cordel desperte nos alunos o interesse pela leitura ao mesmo tempo em que promova o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da capacidade de interpretação através das xilogravuras, afinal, trabalhar com imagens permite ao leitor não só a compreensão global do que vai ler, mas, principalmente, a capacidade de interpretação. CONCLUSÃO: O uso da literatura de cordel como suporte didático na construção do leitor, possibilita ao professor – que assume o papel de mediador – contribuir para a formação de cidadãos críticos e construtivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.