TECENDO SABERES ETNOMATEMÁTICOS: UM DIÁLOGO INTERCULTURAL ENTRE BRASIL E TIMOR-LESTE.
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TENDO EM VISTA A CONJUNTURA GLOBAL HODIERNA EM QUE A INTERCULTURALIDADE NORTEIA O DIÁLOGO ENTRE OS POVOS, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O PROGRESSO DE UM PAÍS E SUA TRANSNACIONALIDADE, ENTENDEMOS COMO IMPRESCINDÍVEL A EXECUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, SOBRETUDO EDUCACIONAIS QUE POSSAM FAVORECER NAÇÕES MENOS DESENVOLVIDAS, DESDE QUE SE RESPEITE A REALIDADE SOCIOCULTURAL. NESSE SENTIDO, COM ÊNFASE NA COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E TIMOR-LESTE, A PRESENTE PESQUISA TEM POR FINALIDADE REFLETIR COMO A ETNOMATEMÁTICA PODE AUXILIAR NA RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL DE TIMOR-LESTE. O ESTUDO É UMA PESQUISA-AÇÃO, DE CARÁTER QUALIQUANTITATIVO, DESCRITIVO E ANALÍTICO, QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 10 TIMORENSES COMO SUJEITOS DA PESQUISA. O APORTE TEÓRICO SE FUNDAMENTOU ESSENCIALMENTE PELAS ABORDAGENS DA PEDAGOGIA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE E PELOS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA DE UBIRATAN D’AMBROSIO. ANÁLISE DOCUMENTAL, ENTREVISTAS E A OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA FORAM OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NA COLETA DAS INFORMAÇÕES. OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE, MESMO APÓS UMA DÉCADA E MEIA DA INDEPENDÊNCIA DE TIMOR-LESTE, O SISTEMA EDUCACIONAL TIMORENSE AINDA ENFRENTA ENORMES DESAFIOS HERDADOS DA ÉPOCA QUE ESTEVE DOMINADO POR OUTROS PAÍSES E DOS SUCESSIVOS CONFLITOS PARA A LIBERTAÇÃO." 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