REFORMAS EDUCACIONAIS & AVALIAÇÕES NACIONAIS SOBRE DESEPENHO ACADÊMICO: DIFERENÇAS ENTRE AVALIAR ENTENDIMENTO E CONHECIMENTO
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NESTE ESTUDO OBJETIVA-SE DISCUTIR QUESTÕES ACERCA DE QUAIS CONCEPÇÕES ESTRUTURAIS BALIZAM A FORMULAÇÃO DOS SISTEMAS BRASILEIROS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO COM OS PRINCIPAIS PROCESSOS AVALIATIVOS DE CARÁTER GLOBAL, DESTACANDO SEUS RESPECTIVOS PROPÓSITOS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS BRASILEIROS. FORAM ANALISADOS OS DOCUMENTOS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA PROPOSTOS NAS ÚLTIMAS DUAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL (DCN, PCN E BNCC), BEM COMO A ANÁLISE DOS SISTEMAS AVALIATIVOS REALIZADOS EM NÍVEL NACIONAL (SAEB, ENEM) EM COMPARAÇÃO COM AVALIAÇÕES DE CARÁTER INTERNACIONAL COMO O PISA. OS ESTUDANTES BRASILEIROS APRESENTAM DESEMPENHO INADEQUADO EM TODAS AS AVALIAÇÕES EDUCATIVAS ANALISADAS, O QUE PODE ESTAR REFLETINDO TAMBÉM UMA ESTRUTURAÇÃO INADEQUADA DAS AVALIAÇÕES. PODE-SE CONSIDERAR QUE OS PRINCIPAIS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NÃO TRADUZEM UMA AQUISIÇÃO EFETIVA DE CONHECIMENTO APRESENTANDO APENAS UM QUADRO GERAL SOBRE OS NÍVEIS DE ENTENDIMENTO PARCIAL DE CONTEÚDOS CURRICULARES E NÃO CONHECIMENTO EFETIVO. OS RESULTADOS DESTAS AVALIAÇÕES DEVERIAM EMBASAR A FORMULAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE REFORMAS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO AS QUAIS ATÉ O MOMENTO SE LIMITARAM A QUESTÕES ESTRUTURAIS E À ATUALIZAÇÕES SEM NECESSARIAMENTE FOMENTAR UMA POLÍTICA ESTRUTURADA COM CARÁTER PERENE QUE OBJETIVASSE DESENVOLVER UM LETRAMENTO ACADÊMICO COMPATÍVEL COM AS DEMANDAS E IMPOSIÇÕES DE UM CONTEXTO SOCIOCULTURAL GLOBALIZADO." 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. 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