Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DA CLASSIFICAÇÃO A DIVERSIDADE DO CONFLITO NA ESCOLA: UM ESTUDO ACERCA DA MEDIAÇÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: Conflitos, Mediação Escolar, Abandono Escolar, Diversidades Dos Conflitos Comunicação Oral 21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 593
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 290
    "titulo" => "DA CLASSIFICAÇÃO A DIVERSIDADE DO CONFLITO NA ESCOLA: UM ESTUDO ACERCA DA MEDIAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "A ocorrência dos conflitos na escola vem aumentando bastante nestas ultimas décadas, trazendo enorme preocupação com respeito às conseqüências derivadas dela. Muitas são as estratégias utilizadas nesse sentido, dentre elas a mediação escolar, na busca constante de redução dos conflitos, melhoria da qualidade no convívio escolar e diminuição do abandono escolar gerado pelos conflitos na escola. Muitas pesquisas sobre conflito escolar têm sido desenvolvidas, porém de forma bastante concentrada, dando ênfase nos processos que geram o fenômeno do conflito entre alunos e alunos, e entre professores e alunos. Neste sentido são poucas as pesquisas, especificamente, em áreas da mediação, observando-se que suas contribuições são imprescindíveis para não ocorrência dos conflitos. Neste artigo, inicialmente são apresentados os conceitos de conflito e conflito na escola, alavancados pelos teóricos voltados ao estudo da mediação de conflitos escolares, tais como: Chrispino (2007); Azevedo; Ortega (2002); Em seguida, são discutidas as diversidades dos conflitos e sua classificação e, com base na estruturação dessa metodologia, buscou-se sua validação nos estudos já desenvolvidos sobre o tema, identificando como os conflitos podem gerar a evasão e como a mediação pode contribuir para que isso não ocorra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Conflitos, Mediação escolar, Abandono escolar, Diversidades dos conflitos"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "98cb9d92a885146f5d8a757614d3484b_290.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA YASMIM SANTIAGO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "YASMIM LIMA"
    "autor_email" => "veronicayasmimsantiago@ho"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 593
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 290
    "titulo" => "DA CLASSIFICAÇÃO A DIVERSIDADE DO CONFLITO NA ESCOLA: UM ESTUDO ACERCA DA MEDIAÇÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "A ocorrência dos conflitos na escola vem aumentando bastante nestas ultimas décadas, trazendo enorme preocupação com respeito às conseqüências derivadas dela. Muitas são as estratégias utilizadas nesse sentido, dentre elas a mediação escolar, na busca constante de redução dos conflitos, melhoria da qualidade no convívio escolar e diminuição do abandono escolar gerado pelos conflitos na escola. Muitas pesquisas sobre conflito escolar têm sido desenvolvidas, porém de forma bastante concentrada, dando ênfase nos processos que geram o fenômeno do conflito entre alunos e alunos, e entre professores e alunos. Neste sentido são poucas as pesquisas, especificamente, em áreas da mediação, observando-se que suas contribuições são imprescindíveis para não ocorrência dos conflitos. Neste artigo, inicialmente são apresentados os conceitos de conflito e conflito na escola, alavancados pelos teóricos voltados ao estudo da mediação de conflitos escolares, tais como: Chrispino (2007); Azevedo; Ortega (2002); Em seguida, são discutidas as diversidades dos conflitos e sua classificação e, com base na estruturação dessa metodologia, buscou-se sua validação nos estudos já desenvolvidos sobre o tema, identificando como os conflitos podem gerar a evasão e como a mediação pode contribuir para que isso não ocorra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Conflitos, Mediação escolar, Abandono escolar, Diversidades dos conflitos"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "98cb9d92a885146f5d8a757614d3484b_290.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA YASMIM SANTIAGO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "YASMIM LIMA"
    "autor_email" => "veronicayasmimsantiago@ho"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A ocorrência dos conflitos na escola vem aumentando bastante nestas ultimas décadas, trazendo enorme preocupação com respeito às conseqüências derivadas dela. Muitas são as estratégias utilizadas nesse sentido, dentre elas a mediação escolar, na busca constante de redução dos conflitos, melhoria da qualidade no convívio escolar e diminuição do abandono escolar gerado pelos conflitos na escola. Muitas pesquisas sobre conflito escolar têm sido desenvolvidas, porém de forma bastante concentrada, dando ênfase nos processos que geram o fenômeno do conflito entre alunos e alunos, e entre professores e alunos. Neste sentido são poucas as pesquisas, especificamente, em áreas da mediação, observando-se que suas contribuições são imprescindíveis para não ocorrência dos conflitos. Neste artigo, inicialmente são apresentados os conceitos de conflito e conflito na escola, alavancados pelos teóricos voltados ao estudo da mediação de conflitos escolares, tais como: Chrispino (2007); Azevedo; Ortega (2002); Em seguida, são discutidas as diversidades dos conflitos e sua classificação e, com base na estruturação dessa metodologia, buscou-se sua validação nos estudos já desenvolvidos sobre o tema, identificando como os conflitos podem gerar a evasão e como a mediação pode contribuir para que isso não ocorra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.