Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

Palavra-chaves: Prática Pedagógica, Teoria E Prática, Currículo Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 476
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 375
    "inscrito_id" => 1724
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA"
    "resumo" => "O artigo em questão versa sobre a relação teoria e prática, pontuando a relevância do currículo nessa relação e sua influência na legitimação da configuração neoliberal da sociedade, perpassando pela importância da didática, bem como do compromisso ético, político e social na formação dos profissionais da educação. Para tanto, baseamo-nos em autores que discutem esta temática e em entrevista semi-estruturada e observação da aula de duas docentes de uma escola pública estadual do município de Vitória da Conquista. Considerando os dados obtidos, percebemos diferenças entre as concepções das professoras. Contudo, notamos que o discurso e a prática pedagógica das docentes eram incoerentes e que elas não tinham consciência disso.. Assim, algumas fragilidades relativas aos cursos de formação de professor foram reveladas e que é preciso dar voz aos sujeitos envolvidos diretamente nesta problemática. Nesta perspectiva, discutimos alguns aspectos no tocante às dimensões técnica e político-social da prática pedagógica e suas possibilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Prática pedagógica, Teoria e prática, Currículo"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62889e73828c756c961c5a6d6c01a463.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA SILVA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA COELHO"
    "autor_email" => "monikitacoelho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 476
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 375
    "inscrito_id" => 1724
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA"
    "resumo" => "O artigo em questão versa sobre a relação teoria e prática, pontuando a relevância do currículo nessa relação e sua influência na legitimação da configuração neoliberal da sociedade, perpassando pela importância da didática, bem como do compromisso ético, político e social na formação dos profissionais da educação. Para tanto, baseamo-nos em autores que discutem esta temática e em entrevista semi-estruturada e observação da aula de duas docentes de uma escola pública estadual do município de Vitória da Conquista. Considerando os dados obtidos, percebemos diferenças entre as concepções das professoras. Contudo, notamos que o discurso e a prática pedagógica das docentes eram incoerentes e que elas não tinham consciência disso.. Assim, algumas fragilidades relativas aos cursos de formação de professor foram reveladas e que é preciso dar voz aos sujeitos envolvidos diretamente nesta problemática. Nesta perspectiva, discutimos alguns aspectos no tocante às dimensões técnica e político-social da prática pedagógica e suas possibilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Prática pedagógica, Teoria e prática, Currículo"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62889e73828c756c961c5a6d6c01a463.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA SILVA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA COELHO"
    "autor_email" => "monikitacoelho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O artigo em questão versa sobre a relação teoria e prática, pontuando a relevância do currículo nessa relação e sua influência na legitimação da configuração neoliberal da sociedade, perpassando pela importância da didática, bem como do compromisso ético, político e social na formação dos profissionais da educação. Para tanto, baseamo-nos em autores que discutem esta temática e em entrevista semi-estruturada e observação da aula de duas docentes de uma escola pública estadual do município de Vitória da Conquista. Considerando os dados obtidos, percebemos diferenças entre as concepções das professoras. Contudo, notamos que o discurso e a prática pedagógica das docentes eram incoerentes e que elas não tinham consciência disso.. Assim, algumas fragilidades relativas aos cursos de formação de professor foram reveladas e que é preciso dar voz aos sujeitos envolvidos diretamente nesta problemática. Nesta perspectiva, discutimos alguns aspectos no tocante às dimensões técnica e político-social da prática pedagógica e suas possibilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.