Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE HISTORIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIALOGO EPISTEMOLÓGICO SOBRE A CONSTRUÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO

Palavra-chaves: Ensino., Historia., Tempo. Comunicação Oral 18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Partindo do principio que o ensino de história na contemporaneidade ainda encontra-se sobre a influencia de uma visão positivista que privilegia o estudo de datas e heróis, compreendemos a relevância de se discutir as perspectivas que apontam para uma nova metodologia do ensino de historia que não deve se limitar apenas a reprodução de fatos e acontecimentos. No presente trabalho destacamos a construção e representação da noção de tempo e suas respectivas divisões (passado, presente e futuro) nas series iniciais do ensino fundamental, como princípio norteador para aprendizagem do conhecimento histórico, tendo em vista que este período constitui-se como propício para desenvolver na criança, as noções básicas de alguns conceitos gerais de historia para que nas séries mais avançadas do ensino fundamental ela possa assimilar conceitos mais complexos. Como recorte teórico, evidenciamos as discussões sobre as perspectivas atuais do ensino de história de alguns teóricos como: BORGES (1993); BITTEMCOURT (2004); SCHIMITDT (2004), NIKITIUK (1999). Mediante as discussões propostas, percebe-se que a construção da noção de tempo na criança é ainda um desafio para o professor, e por isso se faz necessário uma relação intrínseca com os saberes vivenciados pelas crianças no meio social, estabelecendo uma inter-relação entre o hoje e o tempo passado. Neste processo de construção e reconstrução dos conceitos, a família é um excelente veículo para desenvolver na criança a noção de temporalidade. Desta forma, a visão do ensino de historia na atualidade se caracteriza, como fundamental para a inserção do indivíduo no meio social, como sujeito crítico e reflexivo, capaz de permitir ser transformado e transformar a sociedade de forma significativa e relevante.

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