Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁXIS

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Em vista da argumentação a proposta do projeto Vestibulinho foi a de promover melhoria na qualidade do ensino/aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental, articulando teoria e prática, na produção do conhecimento. No qual se atrelou unir prática ao conhecimento teórico adquirido ao longo dos cursos de licenciatura e aplicá-los no intuito de que auxiliem na consolidação de uma atividade docente coerente a realidade atual; também de identificar as dificuldades dos alunos na utilização das tecnologias de comunicação e facilitar o entendimento dos conteúdos a serem ministrados. Ao propor uma metodologia de aprendizagem, bem como um conjunto de métodos e técnicas de aprendizagem, voltada para a utilização em grupos, com estratégias de desenvolvimento de competências e habilidades, esta requer árduo trabalho em busca da aprendizagem e o desenvolvimento tanto pessoal quanto social. Sendo assim, o papel que o professor e respectivos bolsista desempenharam nesse processo foi o de mediador da ação docente, enxergando o aluno como agente de sua aprendizagem. Utilizou-se atividades de ensino aprendizagem com auxílio de recursos como o PowerPoint, quadro, pinceis e utilização de laboratórios de química e biologia. Foram também utilizados instrumentos nas várias formas metodológicas referentes ao ensino aprendizagem. Alternando assim, as TICs com as velhas tecnologias de ensino. Essa primeira versão aconteceu no ano de 2016 no Instituo Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba com alunos do ensino fundamental de algumas escolas públicas da cidade de Uberaba, MG. O professor/bolsista necessitou de condições e possibilidades de troca de conhecimento não formalizado, para que pudesse atingir as metas pré-estabelecidas junto aos alunos do ensino fundamental. O professor que tem uma visão pedagógica inovadora, aberta e que pressupõe a participação dos alunos, pôde utilizar ferramentas simples em suas aulas, motivando seus alunos, comunicando-se de forma prática, ensinando e aprendendo ludicamente. Observou-se que aflora nas discussões a preocupação de unir a teoria com a prática de ensino e como buscar novos trabalhos, que contemplem essa necessidade junto a preocupação do desenvolvimento social e educacional dos ingressantes no ensino médio/técnico. Buscou-se com o projeto o fortalecimento do resgate social praticado pelo IFTM trabalhando concomitantemente a prática pedagógica de nossos alunos em uma atividade que possibilitará ao candidato e possível ingressante um nivelamento dos conhecimentos preestabelecidos na concorrência de vagas em nosso e demais Campi. Os alunos foram avaliados de acordo com o interesse e participação no decorrer do desenvolvimento das atividades desenvolvidas. Sendo, ao final de cada atividade ou exercício aplicado, o que foi necessário devido as atividades propostas como forma de compreensão a avaliação da aprendizagem. Assim, houve também a possibilidade da visão dos alunos das licenciaturas, sobre conteúdos básicos do ensino fundamental; Compreensão, por parte, dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade e conteúdos atualizados. Identificação das dificuldades de conhecimento quanto aos conteúdos para posteriormente serem trabalhados. Palavras-chave: conteúdos, ensino público, metodologias Referências DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Nacional. 1959. ______. Vida e Educação. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos. 1967. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. _________ . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. _________ . Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Pesquisa em educação. Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, 2008. Vol.2. LIMA, Maria S. L. e SALES, Josete de O. C. B. Aprendiz da prática docente - a didática no exercício do magistério. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002. MAYO, P. Gramsci, Freire e a educação de adultos: possibilidades para uma ação transformadora. Trad. Carlos Alberto Silveira Netto Soares. Porto Alegre: Artmed, 2004. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Apresentação: interação na Internet. In: ARAÚJO, Júlio César; BIASI-RODRIGUES, Bernadete (Org.). Interação na Internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. MESQUIDA, P. Paulo Freire e Antonio Gramsci ou a filosofia da práxis na ação pedagógica. 2007. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

PRÁXIS, ENSINO E APRENDIZAGEM: O "VESTIBULINHO" DO IFTM Breno De Oliveira Pereira[1]/ brenooliveira08@gmail.com / IFTM - Campus Uberaba Lucas Mellini Faleiros[2]/ IFTM - Campus Uberaba Luana Da Silva Barbosa[3]/ IFTM - Campus Uberaba Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem Agência Financiadora: IFTM/PROEXT Resumo Na atualidade visualizamos com o avanço do processo global, a cada dia que passa, as necessidade da melhoria do ensino, principalmente em escolas públicas. Estas necessitam de um ensino forte e competitivo, pois o foco associa-se a emergência de que o educando do 9º ano do ensino fundamental poderá numa ampla concorrência com alunos de escolas particulares conseguir sua tão almejada vaga num curso profissionalizante. Alunos mais preparados e que conseguem realizar o processo seletivo dos cursos médio/técnico dos Institutos Federais entram com mais facilidades no quesito conteúdo. Em vista da argumentação a proposta do projeto Vestibulinho foi a de promover melhoria na qualidade do ensino/aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental, articulando teoria e prática, na produção do conhecimento. No qual se atrelou unir prática ao conhecimento teórico adquirido ao longo dos cursos de licenciatura e aplicá-los no intuito de que auxiliem na consolidação de uma atividade docente coerente a realidade atual; também de identificar as dificuldades dos alunos na utilização das tecnologias de comunicação e facilitar o entendimento dos conteúdos a serem ministrados. Ao propor uma metodologia de aprendizagem, bem como um conjunto de métodos e técnicas de aprendizagem, voltada para a utilização em grupos, com estratégias de desenvolvimento de competências e habilidades, esta requer árduo trabalho em busca da aprendizagem e o desenvolvimento tanto pessoal quanto social. Sendo assim, o papel que o professor e respectivos bolsista desempenharam nesse processo foi o de mediador da ação docente, enxergando o aluno como agente de sua aprendizagem. Utilizou-se atividades de ensino aprendizagem com auxílio de recursos como o PowerPoint, quadro, pinceis e utilização de laboratórios de química e biologia. Foram também utilizados instrumentos nas várias formas metodológicas referentes ao ensino aprendizagem. Alternando assim, as TICs com as velhas tecnologias de ensino. Essa primeira versão aconteceu no ano de 2016 no Instituo Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba com alunos do ensino fundamental de algumas escolas públicas da cidade de Uberaba, MG. O professor/bolsista necessitou de condições e possibilidades de troca de conhecimento não formalizado, para que pudesse atingir as metas pré-estabelecidas junto aos alunos do ensino fundamental. O professor que tem uma visão pedagógica inovadora, aberta e que pressupõe a participação dos alunos, pôde utilizar ferramentas simples em suas aulas, motivando seus alunos, comunicando-se de forma prática, ensinando e aprendendo ludicamente. Observou-se que aflora nas discussões a preocupação de unir a teoria com a prática de ensino e como buscar novos trabalhos, que contemplem essa necessidade junto a preocupação do desenvolvimento social e educacional dos ingressantes no ensino médio/técnico. Buscou-se com o projeto o fortalecimento do resgate social praticado pelo IFTM trabalhando concomitantemente a prática pedagógica de nossos alunos em uma atividade que possibilitará ao candidato e possível ingressante um nivelamento dos conhecimentos preestabelecidos na concorrência de vagas em nosso e demais Campi. Os alunos foram avaliados de acordo com o interesse e participação no decorrer do desenvolvimento das atividades desenvolvidas. Sendo, ao final de cada atividade ou exercício aplicado, o que foi necessário devido as atividades propostas como forma de compreensão a avaliação da aprendizagem. Assim, houve também a possibilidade da visão dos alunos das licenciaturas, sobre conteúdos básicos do ensino fundamental; Compreensão, por parte, dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade e conteúdos atualizados. Identificação das dificuldades de conhecimento quanto aos conteúdos para posteriormente serem trabalhados. Palavras-chave: conteúdos, ensino público, metodologias Referências DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Nacional. 1959. ______. Vida e Educação. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos. 1967. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. _________ . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. _________ . Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Pesquisa em educação. Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, 2008. Vol.2. LIMA, Maria S. L. e SALES, Josete de O. C. B. Aprendiz da prática docente - a didática no exercício do magistério. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002. MAYO, P. Gramsci, Freire e a educação de adultos: possibilidades para uma ação transformadora. Trad. Carlos Alberto Silveira Netto Soares. Porto Alegre: Artmed, 2004. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Apresentação: interação na Internet. In: ARAÚJO, Júlio César; BIASI-RODRIGUES, Bernadete (Org.). Interação na Internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. MESQUIDA, P. Paulo Freire e Antonio Gramsci ou a filosofia da práxis na ação pedagógica. 2007.

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