Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52440
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2731
    "inscrito_id" => 557433
    "titulo" => "O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => " O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Walber Santos Carvalho Araújo/walber.wsp@gmail.com/IFTO-Araguatins. Laercio Pontin Junior/IFTO-Araguatins Adeílson Marques da Silva Cardoso/IFTO-Araguatins Ramásio Ferreira De Melo/IFTO-Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: Programa Residência Pedagógica - CAPES Resumo O meio tecnológico sofreu diversos avanços nos últimos anos e estes avanços trouxeram muitos benefícios para vários setores da sociedade como a política, saúde, educação, a economia entre outras. Ao que se refere ao setor educacional podemos notar uma variedade de recursos tecnológicos digitais que auxiliam o professor em sua prática docente e proporciona ao aluno uma aula mais interativa e com diversas alternativas de aprendizado. Para Masseto (2000), ferramentas tecnológicas na educação, consistem no uso do computador, da internet, da hipermídia, da multimídia e de outros recursos que podem colaborar significativamente para tornar o processo de educação mais eficaz e eficiente. Ao analisar uma turma de 5° ano no ensino fundamental, durante o período de observação do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Computação, foi identificado a falta de interesse e distração dos alunos na leitura e interpretação de textos e nas resoluções de cálculos fracionários. Tal desinteresse e distração eram resultantes das cansativas aulas de longas leituras e de resoluções de exercícios no quadro, o que consequentemente causava a dispersão e o desinteresse do aluno sobre que era ensinado. Nesta perspectiva adotar ferramentas tecnológicas digitais no processo de ensino e aprendizado de leitura e interpretação de textos e cálculos fracionários, pode propiciar ao aluno um aprendizado mais construtivo, prendendo a atenção e instigando-o a aprender, além de melhorar e auxiliar as práticas do professor ao transmitir os conhecimentos. Portanto, este trabalho visa relatar as experiências obtidas no uso de ferramentas tecnológicas como um recurso auxiliador no processo de ensino e aprendizado para alunos do 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Araguatins, objetivando ainda garantir a atenção e o interesse dos alunos sobre o que foi estudado. Dessa forma esta temática se justifica com a importância da integração das ferramentas tecnológicas ao processo de ensino e aprendizado, visto que, as aulas ditas tradicionais onde o professor apenas fala e utiliza a lousa e o giz já não é um atrativo para alunos que vivem em uma era tecnológica onde as informações e as fontes de saberes se apresentam de maneira diversificada e instantânea. Os procedimentos metodológicos foram baseados nas observações subjetivas durante o estágio supervisionado, para que assim pudesse fazer uma integração adequada das ferramentas utilizadas para transmissão dos conteúdos durante o período da regência. Segundo Chiofi e Oliveira (2014, p. 330) é importante inferir que o uso de tecnologias educacionais está ligado à qualidade do ensino se for utilizada com propostas bem planejadas e de acordo com as concepções filosóficas e educacionais. Dessa forma, abordou-se ainda como metodologia a aplicação de aulas cognitivas dialogadas com a utilização de um projetor multimídia, além da aplicação de vídeos educativos, para melhorar desempenho dos alunos com a leitura e escrita, uma vez que estes vídeos possuem legendas das falas dos personagens, como também nas resoluções de problemas matemáticos, ensinando cálculos com animações e adicionando a didática em conteúdos cansativos e que não chamam atenção dos alunos. O retroprojetor foi utilizado para trabalhar frações, textos, e vídeos educativos. Através dos resultados percebe-se que os alunos prestavam mais atenção quando eram realizadas utilizando os vídeos, os alunos permaneciam em silêncio e acompanhavam o que se mostrava, possibilitando assim os entendimentos dos conteúdos abordados por todos os alunos. No período de observação quando o professor utilizava apenas a lousa e a fala para explicar conteúdos, notava-se conversas paralelas, isso acometia a apenas uma parte da turma recebendo de forma integral o que era ministrado. Quando se utilizou as ferramentas tecnológicas citadas nesse projeto, esse problema foi resolvido, gerando uma melhor absorção dos conteúdos pela turma. Com isso, melhorou de forma significante o desempenho dos alunos. Houve casos de que alunos acertavam apenas 3 a cada 10 questões dos simulados propostos, e após um tempo depois da metodologia aplicada, estes alunos chegaram aos 70% de acerto, mantendo o mesmo nível de dificuldade acrescendo apenas a dificuldade de acordo com a ementa das disciplinas, sem falar na forma de leitura dos alunos, até os mais tímidos liam as legendas e interagiam quando eram solicitados, deixando o ambiente em sala de aula agradável a todos e muito revigorante para o professor. Diante do exposto, verificou-se, que as ferramentas tecnológicas possibilitaram aos alunos a enxergarem melhor seus erros, e o que é melhor, aprender com eles. Sabe-se que dificuldades existem para todos, agora como cada um enfrenta esses problemas é o que nos diferencia um dos outros. Ao longo de nossa vida acadêmica estamos sempre à procura de coisas que nos motivem ao saber. Conhecer novas formas de aprendizagem e conseguir aprender com qualidade é sempre algo desejável. Quando se educa, devemos sempre ter consigo o pensamento de que nossos alunos são espelhos de nossas vontades como educador. Se os métodos de aplicação dos conteúdos não condizem com a forma de avaliação, isso mostra que não existe ética na forma de avaliar. O mesmo acontece quando paramos em apenas uma forma de ensinar, não trazendo o "novo" para sala de aula. Palavras-chave: Tecnologias educacionais, ensino e aprendizagem, ensino fundamental. Referências CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. III Jornada de Didática: Desafios para a prática Docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD. Londrina, UEL. 2014. SOUSA, Robson Pequeno; MOITA, Filomena M. C. da S. C; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias Digitais na Educação. Editora: EDUEPB 2011. MORAN, José Manuel. MASSETO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Ed. Papirus, Campinas, SP. 2000. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:46"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:29:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALBER SANTOS CARVALHO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WALBER"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52440
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2731
    "inscrito_id" => 557433
    "titulo" => "O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => " O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Walber Santos Carvalho Araújo/walber.wsp@gmail.com/IFTO-Araguatins. Laercio Pontin Junior/IFTO-Araguatins Adeílson Marques da Silva Cardoso/IFTO-Araguatins Ramásio Ferreira De Melo/IFTO-Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: Programa Residência Pedagógica - CAPES Resumo O meio tecnológico sofreu diversos avanços nos últimos anos e estes avanços trouxeram muitos benefícios para vários setores da sociedade como a política, saúde, educação, a economia entre outras. Ao que se refere ao setor educacional podemos notar uma variedade de recursos tecnológicos digitais que auxiliam o professor em sua prática docente e proporciona ao aluno uma aula mais interativa e com diversas alternativas de aprendizado. Para Masseto (2000), ferramentas tecnológicas na educação, consistem no uso do computador, da internet, da hipermídia, da multimídia e de outros recursos que podem colaborar significativamente para tornar o processo de educação mais eficaz e eficiente. Ao analisar uma turma de 5° ano no ensino fundamental, durante o período de observação do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Computação, foi identificado a falta de interesse e distração dos alunos na leitura e interpretação de textos e nas resoluções de cálculos fracionários. Tal desinteresse e distração eram resultantes das cansativas aulas de longas leituras e de resoluções de exercícios no quadro, o que consequentemente causava a dispersão e o desinteresse do aluno sobre que era ensinado. Nesta perspectiva adotar ferramentas tecnológicas digitais no processo de ensino e aprendizado de leitura e interpretação de textos e cálculos fracionários, pode propiciar ao aluno um aprendizado mais construtivo, prendendo a atenção e instigando-o a aprender, além de melhorar e auxiliar as práticas do professor ao transmitir os conhecimentos. Portanto, este trabalho visa relatar as experiências obtidas no uso de ferramentas tecnológicas como um recurso auxiliador no processo de ensino e aprendizado para alunos do 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Araguatins, objetivando ainda garantir a atenção e o interesse dos alunos sobre o que foi estudado. Dessa forma esta temática se justifica com a importância da integração das ferramentas tecnológicas ao processo de ensino e aprendizado, visto que, as aulas ditas tradicionais onde o professor apenas fala e utiliza a lousa e o giz já não é um atrativo para alunos que vivem em uma era tecnológica onde as informações e as fontes de saberes se apresentam de maneira diversificada e instantânea. Os procedimentos metodológicos foram baseados nas observações subjetivas durante o estágio supervisionado, para que assim pudesse fazer uma integração adequada das ferramentas utilizadas para transmissão dos conteúdos durante o período da regência. Segundo Chiofi e Oliveira (2014, p. 330) é importante inferir que o uso de tecnologias educacionais está ligado à qualidade do ensino se for utilizada com propostas bem planejadas e de acordo com as concepções filosóficas e educacionais. Dessa forma, abordou-se ainda como metodologia a aplicação de aulas cognitivas dialogadas com a utilização de um projetor multimídia, além da aplicação de vídeos educativos, para melhorar desempenho dos alunos com a leitura e escrita, uma vez que estes vídeos possuem legendas das falas dos personagens, como também nas resoluções de problemas matemáticos, ensinando cálculos com animações e adicionando a didática em conteúdos cansativos e que não chamam atenção dos alunos. O retroprojetor foi utilizado para trabalhar frações, textos, e vídeos educativos. Através dos resultados percebe-se que os alunos prestavam mais atenção quando eram realizadas utilizando os vídeos, os alunos permaneciam em silêncio e acompanhavam o que se mostrava, possibilitando assim os entendimentos dos conteúdos abordados por todos os alunos. No período de observação quando o professor utilizava apenas a lousa e a fala para explicar conteúdos, notava-se conversas paralelas, isso acometia a apenas uma parte da turma recebendo de forma integral o que era ministrado. Quando se utilizou as ferramentas tecnológicas citadas nesse projeto, esse problema foi resolvido, gerando uma melhor absorção dos conteúdos pela turma. Com isso, melhorou de forma significante o desempenho dos alunos. Houve casos de que alunos acertavam apenas 3 a cada 10 questões dos simulados propostos, e após um tempo depois da metodologia aplicada, estes alunos chegaram aos 70% de acerto, mantendo o mesmo nível de dificuldade acrescendo apenas a dificuldade de acordo com a ementa das disciplinas, sem falar na forma de leitura dos alunos, até os mais tímidos liam as legendas e interagiam quando eram solicitados, deixando o ambiente em sala de aula agradável a todos e muito revigorante para o professor. Diante do exposto, verificou-se, que as ferramentas tecnológicas possibilitaram aos alunos a enxergarem melhor seus erros, e o que é melhor, aprender com eles. Sabe-se que dificuldades existem para todos, agora como cada um enfrenta esses problemas é o que nos diferencia um dos outros. Ao longo de nossa vida acadêmica estamos sempre à procura de coisas que nos motivem ao saber. Conhecer novas formas de aprendizagem e conseguir aprender com qualidade é sempre algo desejável. Quando se educa, devemos sempre ter consigo o pensamento de que nossos alunos são espelhos de nossas vontades como educador. Se os métodos de aplicação dos conteúdos não condizem com a forma de avaliação, isso mostra que não existe ética na forma de avaliar. O mesmo acontece quando paramos em apenas uma forma de ensinar, não trazendo o "novo" para sala de aula. Palavras-chave: Tecnologias educacionais, ensino e aprendizagem, ensino fundamental. Referências CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. III Jornada de Didática: Desafios para a prática Docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD. Londrina, UEL. 2014. SOUSA, Robson Pequeno; MOITA, Filomena M. C. da S. C; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias Digitais na Educação. Editora: EDUEPB 2011. MORAN, José Manuel. MASSETO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Ed. Papirus, Campinas, SP. 2000. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:46"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:29:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALBER SANTOS CARVALHO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WALBER"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Walber Santos Carvalho Araújo/walber.wsp@gmail.com/IFTO-Araguatins. Laercio Pontin Junior/IFTO-Araguatins Adeílson Marques da Silva Cardoso/IFTO-Araguatins Ramásio Ferreira De Melo/IFTO-Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: Programa Residência Pedagógica - CAPES Resumo O meio tecnológico sofreu diversos avanços nos últimos anos e estes avanços trouxeram muitos benefícios para vários setores da sociedade como a política, saúde, educação, a economia entre outras. Ao que se refere ao setor educacional podemos notar uma variedade de recursos tecnológicos digitais que auxiliam o professor em sua prática docente e proporciona ao aluno uma aula mais interativa e com diversas alternativas de aprendizado. Para Masseto (2000), ferramentas tecnológicas na educação, consistem no uso do computador, da internet, da hipermídia, da multimídia e de outros recursos que podem colaborar significativamente para tornar o processo de educação mais eficaz e eficiente. Ao analisar uma turma de 5° ano no ensino fundamental, durante o período de observação do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Computação, foi identificado a falta de interesse e distração dos alunos na leitura e interpretação de textos e nas resoluções de cálculos fracionários. Tal desinteresse e distração eram resultantes das cansativas aulas de longas leituras e de resoluções de exercícios no quadro, o que consequentemente causava a dispersão e o desinteresse do aluno sobre que era ensinado. Nesta perspectiva adotar ferramentas tecnológicas digitais no processo de ensino e aprendizado de leitura e interpretação de textos e cálculos fracionários, pode propiciar ao aluno um aprendizado mais construtivo, prendendo a atenção e instigando-o a aprender, além de melhorar e auxiliar as práticas do professor ao transmitir os conhecimentos. Portanto, este trabalho visa relatar as experiências obtidas no uso de ferramentas tecnológicas como um recurso auxiliador no processo de ensino e aprendizado para alunos do 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Araguatins, objetivando ainda garantir a atenção e o interesse dos alunos sobre o que foi estudado. Dessa forma esta temática se justifica com a importância da integração das ferramentas tecnológicas ao processo de ensino e aprendizado, visto que, as aulas ditas tradicionais onde o professor apenas fala e utiliza a lousa e o giz já não é um atrativo para alunos que vivem em uma era tecnológica onde as informações e as fontes de saberes se apresentam de maneira diversificada e instantânea. Os procedimentos metodológicos foram baseados nas observações subjetivas durante o estágio supervisionado, para que assim pudesse fazer uma integração adequada das ferramentas utilizadas para transmissão dos conteúdos durante o período da regência. Segundo Chiofi e Oliveira (2014, p. 330) é importante inferir que o uso de tecnologias educacionais está ligado à qualidade do ensino se for utilizada com propostas bem planejadas e de acordo com as concepções filosóficas e educacionais. Dessa forma, abordou-se ainda como metodologia a aplicação de aulas cognitivas dialogadas com a utilização de um projetor multimídia, além da aplicação de vídeos educativos, para melhorar desempenho dos alunos com a leitura e escrita, uma vez que estes vídeos possuem legendas das falas dos personagens, como também nas resoluções de problemas matemáticos, ensinando cálculos com animações e adicionando a didática em conteúdos cansativos e que não chamam atenção dos alunos. O retroprojetor foi utilizado para trabalhar frações, textos, e vídeos educativos. Através dos resultados percebe-se que os alunos prestavam mais atenção quando eram realizadas utilizando os vídeos, os alunos permaneciam em silêncio e acompanhavam o que se mostrava, possibilitando assim os entendimentos dos conteúdos abordados por todos os alunos. No período de observação quando o professor utilizava apenas a lousa e a fala para explicar conteúdos, notava-se conversas paralelas, isso acometia a apenas uma parte da turma recebendo de forma integral o que era ministrado. Quando se utilizou as ferramentas tecnológicas citadas nesse projeto, esse problema foi resolvido, gerando uma melhor absorção dos conteúdos pela turma. Com isso, melhorou de forma significante o desempenho dos alunos. Houve casos de que alunos acertavam apenas 3 a cada 10 questões dos simulados propostos, e após um tempo depois da metodologia aplicada, estes alunos chegaram aos 70% de acerto, mantendo o mesmo nível de dificuldade acrescendo apenas a dificuldade de acordo com a ementa das disciplinas, sem falar na forma de leitura dos alunos, até os mais tímidos liam as legendas e interagiam quando eram solicitados, deixando o ambiente em sala de aula agradável a todos e muito revigorante para o professor. Diante do exposto, verificou-se, que as ferramentas tecnológicas possibilitaram aos alunos a enxergarem melhor seus erros, e o que é melhor, aprender com eles. Sabe-se que dificuldades existem para todos, agora como cada um enfrenta esses problemas é o que nos diferencia um dos outros. Ao longo de nossa vida acadêmica estamos sempre à procura de coisas que nos motivem ao saber. Conhecer novas formas de aprendizagem e conseguir aprender com qualidade é sempre algo desejável. Quando se educa, devemos sempre ter consigo o pensamento de que nossos alunos são espelhos de nossas vontades como educador. Se os métodos de aplicação dos conteúdos não condizem com a forma de avaliação, isso mostra que não existe ética na forma de avaliar. O mesmo acontece quando paramos em apenas uma forma de ensinar, não trazendo o "novo" para sala de aula. Palavras-chave: Tecnologias educacionais, ensino e aprendizagem, ensino fundamental. Referências CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. III Jornada de Didática: Desafios para a prática Docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD. Londrina, UEL. 2014. SOUSA, Robson Pequeno; MOITA, Filomena M. C. da S. C; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias Digitais na Educação. Editora: EDUEPB 2011. MORAN, José Manuel. MASSETO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Ed. Papirus, Campinas, SP. 2000.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.