Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO: UMA ESCOLA PENSADA PARA DIRECIONAR UMA POLÍTICA EDUCACIONAL

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O Centro Educacional Carneiro Ribeiro era uma proposta inovadora para combater a exclusão e organizar a política educacional que garantiria escola pública, laica, gratuita e de qualidade para toda a população. Palavras-chave: Anísio Teixeira. Escola-Parque. Centro de educação popular. Referências BASTOS, Zélia. Centro Educacional Carneiro Ribeiro: uma experiência de educação integral em tempo integral de atividades. Câmara Brasileira do Livro, São Paulo, 2000. CARBELLO, Sandra Regina Cassol. A organização escolar na perspectiva de Anísio Teixeira: a centralidade do trabalho docente. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), 2016. ______, Sandra Regina Cassol; RIBEIRO, Ricardo. Escola Parque: notas sobre a proposta de Anísio Teixeira para o ensino básico no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, v.9, n.2, p. 365-377, 2014. ÉBOLI, Terezinha. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Esta proposta de trabalho tem como temática a organização do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola-parque, idealizado por Anísio Teixeira em sua segunda gestão da educação do Estado da Bahia (1947-1951). Trata-se de uma organização escolar bastante inovadora, pautada no ideário da escola progressiva, que visava oferecer educação integral às crianças e adolescentes da periferia da cidade de Salvador - Bahia. Posteriormente, foi pensada para ser a obra norteadora de uma política educacional brasileira no decorrer da década de 1950, quando Anísio Teixeira assumiu a direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Para apresentar esta obra e seu embasamento filosófico, recorremos à produção do próprio autor, que registrou em artigos, livros, cartas, discursos, relatórios e demais fontes de pesquisa, seu ideário. Esta produção está organizada e disponível na Biblioteca Virtual Anísio Teixeira. 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Para Anísio Teixeira, este era o setor de educação que concentraria a força da escola ativa, desenvolvendo "[...] atividades socializantes, a educação artística, o trabalho manual e as artes industriais e a educação física" (TEIXEIRA, 1959, s/p). O trabalho com os alunos era organizado em diferentes espaços que compunham a Escola-parque. Destacava-se pela proposta pedagógica e pela idealização de um conjunto arquitetônico belo e inovador que integrava o trabalho desenvolvido nas quatro escolas-classe, oferecendo oficinas de "artes aplicadas (desenho, modelagem e cerâmica, escultura em madeira, cartonagem e encadernação, metal, couro, alfaiataria, bordados, bijuterias, tapeçaria, confecção de brinquedos flexíveis, tecelagem, cestaria, flores) no Setor de Trabalho" (NUNES, 2009, p.126). Promovia as atividades de recreação, jogos e ginástica no setor de Educação Física e Recreação. 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Acesso em: 18 de maio de 2018.

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