Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEF ALBA MARIA DE ARAÚJO LIMA AGUIAR

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São exemplos de disciplinas que fazem parte das ciências naturais: a química, a física e a biologia. No Brasil atualmente, a formação inicial dos professores para atuarem no ensino das referidas disciplinas, acontecem nas Instituições de Ensino Superior (IES) presencial ou por meio da Educação a Distância (EAD). O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que todos os docentes da Educação Básica possuam formação específica de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Neste sentido, O Censo Escolar 2017, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revela que, dos 2,2 milhões de professores no Brasil, 25,8% não têm licenciatura em sua formação superior, referente ao ensino das Ciências da natureza, gera implicações pedagógicas no ensino e aprendizagem. Em outubro de 2017, o Ministério da Educação (MEC), anunciou a Política Nacional de Formação de Professores, tendo como principal referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outras ações inclui-se o programa Residência pedagógica com implantação em 2018. Pesquisar o ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental, torna-se hoje relevante somados aos debates à cerca da implementação da BNCC, como também frente à nova política de formação dos professores da educação básica. Ou seja, tal investigação contribui significativamente para ampliação das reflexões referentes ao ensino, ao currículo e consequentemente a formação docente. Este trabalho objetivou caracterizar o ensino de ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Camocim, interior do estado do Ceará. Buscou também, investigar como as formações dos professores influenciam no processo de ensino e aprendizagem. Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino é constituído entre outras coisas por métodos e técnicas, usadas pelos professores com a finalidade de transmitir os conhecimentos aos educandos. Assim, o professor enquanto mediador entre o aluno e o conhecimento, deve facilitar e motivar os alunos a aprender (GASPARIN, 2005). Para Vasconcelos (1996), a metodologia tem fundamental importância, pois a sua mediação é que estabelecerá o vínculo entre os conteúdos e as condições do aprendizado real dos estudantes. Assim, conteúdo e metodologia tornam-se elementos indissociáveis. Com relação a prática pedagógica no ensino das Ciências da natureza, na maioria das vezes segue um modelo tradicional do ensino, mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas de forma desarticulada, distante do cotidiano dos alunos, sem significação de maneira que não proporciona uma formação cidadã (SANTOS et al., 2006). Estudos como de Tres & Del Pino (2017), mostram que ao longo da história a formação de professores para as Ciências da natureza, voltaram-se para uma metodologia tradicional, que privilegiava mais a formação técnica do que a pedagógica. Atualmente, sabe-se que os professores necessitam dos conhecimentos técnicos e teóricos somados a uma formação mais humanística na sua preparação como futuro professor, para poder exercer a ação pedagógica (GOZZI & RODRIGUES, 2017). Autores como Borges e Lima (2007) apontam, a necessidade urgente de reflexões sobre os conteúdos abordados e sobre as metodologias propostos para ensino em ciências. Lembramos, com a BNCC, as formações dos professores estarão pautadas ainda mais na valorização teoria e prática. Para tanto, são necessárias discussões e reflexões sobre conteúdos, métodos e avaliações, articuladas no sentido de alinhamento das práticas pedagógicas aos novos objetivos propostos a educação básica. Para tal estudo, realizou-se pesquisa de campo, utilizou-se do método de procedimento observacional (GIL, 2008). Foram realizadas observações nas aulas dos professores seguindo um roteiro alinhado ao objetivo da pesquisa. Aplicação de questionário com três docentes da escola. Feita a tabulação dos questionários, as respostas foram analisadas qualitativamente. Os resultados obtidos resumem-se nas categorias: Currículo de Ciências da Natureza Anos Finais; prticas de ensino e metodologias; Formação de professores para o ensino de ciências da natureza nos anos finais. O estudo realizado sinaliza a necessidade de uma formação do professor voltada para as novas exigências educativas, para um ensino das ciências da natureza pautado no compromisso com o desenvolvimento integral do ser. Todavia, há uma estrutura a ser modificada, que se chama sistema educacional brasileiro e isso claro, só pode ser feito com investimentos na qualidade do ensino, na valorização e formação do educador. Palavras-chave: Ciências da natureza, currículo, formação de professores, Anos finais Referências CANIATO, Rodolfo. Com ciência na educação. Campinas-SP : Papirus, 1987. GASPARIN, J. L. Aprender, Desaprender, Reaprender. 2005. Texto digitalizado. ________. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. GOZZI, M. E. (2016). A formação de professores para as ciências naturais dos anos finais do ensino fundamental. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Maringá, PR. LIBÂNEO, J. C. Os métodos de ensino. São Paulo: Cortez, 1994. P. 149-176 NARDI, R. Questões Atuais no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 1998. OLIVEIRA, D. L. de, (org.) Ciências nas salas de aula. Mediação, Porto Alegre, 1997. SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos, et al. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. ENSAIO: Pesquisa em Educação em Ciências, n. 1, p. 1-14, 2006. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEF ALBA MARIA DE ARAÚJO LIMA AGUIAR NO MUNICÍPIO DE CAMOCIM CE. Autor A[Neyla Joseane Passos Faustino/neylafaustino88@gmail.com/IFCE Autor B[Maria Elioneide de Souza Costa]/IFCE Autor C[Roger Almeida Gomes/IFCE Autor D[Antonia Marília Vieira da Costa/IFCE Autor E[Antonia Vanessa Carvalho Gomes/IFCE Eixo Temático: (Políticas educacionais, avaliação e Currículo - com ênfase nas novas demandas curriculares para a formação de professores e para a docência no cotidiano das escolas de educação básica.) Agência Financiadora: (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES) Resumo As Ciências da natureza correspondem às matérias científicas que estudam as características de um modo geral da natureza, incluindo todas as leis e regras naturais que a regem. Para analisar os seus objetos de estudo, utilizam da experimentação. São exemplos de disciplinas que fazem parte das ciências naturais: a química, a física e a biologia. No Brasil atualmente, a formação inicial dos professores para atuarem no ensino das referidas disciplinas, acontecem nas Instituições de Ensino Superior (IES) presencial ou por meio da Educação a Distância (EAD). O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que todos os docentes da Educação Básica possuam formação específica de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Neste sentido, O Censo Escolar 2017, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revela que, dos 2,2 milhões de professores no Brasil, 25,8% não têm licenciatura em sua formação superior, referente ao ensino das Ciências da natureza, gera implicações pedagógicas no ensino e aprendizagem. Em outubro de 2017, o Ministério da Educação (MEC), anunciou a Política Nacional de Formação de Professores, tendo como principal referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outras ações inclui-se o programa Residência pedagógica com implantação em 2018. Pesquisar o ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental, torna-se hoje relevante somados aos debates à cerca da implementação da BNCC, como também frente à nova política de formação dos professores da educação básica. Ou seja, tal investigação contribui significativamente para ampliação das reflexões referentes ao ensino, ao currículo e consequentemente a formação docente. Este trabalho objetivou caracterizar o ensino de ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Camocim, interior do estado do Ceará. Buscou também, investigar como as formações dos professores influenciam no processo de ensino e aprendizagem. 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