Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

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Este relato tem como objetivo problematizar a influência da escola na formação de professores como espaço potencializador de construção de metodologias diversificadas ou reprodutivistas com os estagiários/residentes. Compreende-se tais possibilidades relacionadas com concepções de educação, escola, ensino-aprendizagem, relação professor-aluno dos professores/preceptores como da gestão escolar. Da mesma forma, o modo como escola e universidade dialogam no estabelecimento dos vínculos para a realização dos estágios torna-se interferente na própria prática e experienciação dos estagiários e residentes. Assim, o foco é a compreensão da escola como um espaço condicionante da Formação de Professores. A dinâmica escolar onde se realizam as observações e intervenções dos estagiários e residentes condiciona o próprio processo de ressignificação da construção da identidade dos discentes como professores. O Estágio Supervisionado é compreendido pelo Regulamento do Estágio Supervisionado de Sociologia da UNILAB como atividade acadêmica de inserção dos discentes da graduação em ambientes de trabalho relativos à sua área de formação, para o exercício de atividades profissionais fundamentadas em uma prática reflexiva e em consonância com a missão desta Instituição de Ensino Superior (IES), que colaborem para a ampliação técnica, científica, cultural e de relacionamento humano dos discentes. Além disso, procura evidenciar a formação superior de educador em Sociologia, com autonomia intelectual para o desenvolvimento da capacidade analítica, articulação entre teoria, pesquisa, prática e compromisso social com os direitos humanos. O desenvolvimento do conhecimento subjetivo e profissional do estagiário serve para fundamentar atitudes críticas frente as diversas realidade políticas, econômicas e sociais dos contextos escolares em que os estagiários podem atuar futuramente. O PRP de Sociologia se insere nessa perspectiva ao ter como objetivos: (1) Desenvolver junto aos discentes do curso de Licenciatura em Sociologia e aos professores e estudantes do Ensino Médio, propostas que articulem ensino-pesquisa-extensão através do tripé conceitos-temas-teorias sociológicos; (2) Potencializar as articulações entre o Curso de Licenciatura em Sociologia da Unilab e as escolas públicas da rede estadual do Maciço do Baturité, construindo espaços de protagonismo para licenciandos, professores e estudantes das escolas; (3) Articular os saberes estéticos-sensíveis das juventudes do ensino médio público com os saberes abstratos, teóricos e conceituais da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fortalecendo a relação entre a formação de professores e as escolas; (4) Aperfeiçoar a qualidade das relações entre a escola pública e a universidade através da análise e utilização de metodologias e didáticas utilizadas em sala de aula, que possibilitem o licenciando em Sociologia perceber a relação entre teoria e prática social; (5) Desenvolver práticas educativas que visem o reconhecimento da diversidade e a superação de todas as formas de preconceito e discriminação racial; (6) Pesquisar, desenvolver e sistematizar metodologias, conteúdos e processos educativos especificamente relacionados a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, especificamente ao ensino de Sociologia no Ensino Médio; (7) Analisar experiências da Residência Pedagógica, de modo a propor a reformulação/atualização do curso de Licenciatura em Sociologia, sobretudo quanto aos componentes didáticos pedagógicos, como os Estágios Curriculares Supervisionados e a Prática do Ensino de Sociologia; e, (8) Possibilitar aos licenciandos em sociologia e aos professores da educação básica, respectivamente, uma formação inicial e continuada sintonizada com as demandas da sociedade contemporânea, dentre as quais a importância do reconhecimento da diversidade étnico-racial em diferentes espaços sociais e a desconstrução de preconceitos. A metodologia, deste trabalho, de caráter etnográfico se desenvolve na medida em que se pesquisam os contextos educacionais vivenciados (SILVA, 2017). Os conceitos de prática educativa com Zabala (1998); de estágio supervisionado com Pimenta (2014); e, de experiência na escola com Larossa (2002) e Dubet (1994) entre outros, embasam a análise e interpretação das observações participantes. Este exercício permitiu inferir que as experiências formativas serão diversificadas em função: (1) das especificidades de cada escola, observando concepções de educação e ensino-aprendizagem; (2) das dinâmicas vivenciadas no mesmo espaço escolar, incluindo relações com Professores, estudantes e gestão escolar; e, (3) conforme cada licenciando assume e significa esse processo, relacionado a sua trajetória de vida, o contexto presente e perspectivas futuras. Assim, considera-se a importância de pensar os diálogos possíveis entre escola-universidade, e a escola como parte do processo formativo de professores, tendo a compreensão da mesma como plural. PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Escola Básica. Referências BONDIÁ, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, Jan/Fev/Mar/Abr 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017. p. 20-28. DUBET, François. Sociologia da Experiência, Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. PIMENTA, Selma. G.; LIMA, Maria S. L. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2014. SILVA, Wellington de Brito. O professor e a etnografia: o complexo exercício de estranhar o familiar. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998."
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A metodologia, deste trabalho, de caráter etnográfico se desenvolve na medida em que se pesquisam os contextos educacionais vivenciados (SILVA, 2017). Os conceitos de prática educativa com Zabala (1998); de estágio supervisionado com Pimenta (2014); e, de experiência na escola com Larossa (2002) e Dubet (1994) entre outros, embasam a análise e interpretação das observações participantes. Este exercício permitiu inferir que as experiências formativas serão diversificadas em função: (1) das especificidades de cada escola, observando concepções de educação e ensino-aprendizagem; (2) das dinâmicas vivenciadas no mesmo espaço escolar, incluindo relações com Professores, estudantes e gestão escolar; e, (3) conforme cada licenciando assume e significa esse processo, relacionado a sua trajetória de vida, o contexto presente e perspectivas futuras. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS Joana Elisa Röwer/joanarower@gmail.com/UNILAB Maria Olga Almeida Lima Caracas / Almir Pinto EEM João Paulo Freitas Gomes /Doutor Brunilo Jacó EEM Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores Resumo Este texto reflete sobre o Estágio Supervisionado e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação de professores, tendo a escola como espaço condicionante da formação. Resultado de observações e vivências realizadas como Professora Formadora do Curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e de Professores de duas escolas públicas de ensino médio em que se realizam os estágios supervisionados e se desenvolve o PRP de Sociologia, a saber, a Almir Pinto EEM, localizada no município de Aracoiaba/CE e a Doutor Brunilo Jacó EEM, no município de Redenção/CE. Este relato tem como objetivo problematizar a influência da escola na formação de professores como espaço potencializador de construção de metodologias diversificadas ou reprodutivistas com os estagiários/residentes. Compreende-se tais possibilidades relacionadas com concepções de educação, escola, ensino-aprendizagem, relação professor-aluno dos professores/preceptores como da gestão escolar. Da mesma forma, o modo como escola e universidade dialogam no estabelecimento dos vínculos para a realização dos estágios torna-se interferente na própria prática e experienciação dos estagiários e residentes. Assim, o foco é a compreensão da escola como um espaço condicionante da Formação de Professores. A dinâmica escolar onde se realizam as observações e intervenções dos estagiários e residentes condiciona o próprio processo de ressignificação da construção da identidade dos discentes como professores. O Estágio Supervisionado é compreendido pelo Regulamento do Estágio Supervisionado de Sociologia da UNILAB como atividade acadêmica de inserção dos discentes da graduação em ambientes de trabalho relativos à sua área de formação, para o exercício de atividades profissionais fundamentadas em uma prática reflexiva e em consonância com a missão desta Instituição de Ensino Superior (IES), que colaborem para a ampliação técnica, científica, cultural e de relacionamento humano dos discentes. Além disso, procura evidenciar a formação superior de educador em Sociologia, com autonomia intelectual para o desenvolvimento da capacidade analítica, articulação entre teoria, pesquisa, prática e compromisso social com os direitos humanos. O desenvolvimento do conhecimento subjetivo e profissional do estagiário serve para fundamentar atitudes críticas frente as diversas realidade políticas, econômicas e sociais dos contextos escolares em que os estagiários podem atuar futuramente. O PRP de Sociologia se insere nessa perspectiva ao ter como objetivos: (1) Desenvolver junto aos discentes do curso de Licenciatura em Sociologia e aos professores e estudantes do Ensino Médio, propostas que articulem ensino-pesquisa-extensão através do tripé conceitos-temas-teorias sociológicos; (2) Potencializar as articulações entre o Curso de Licenciatura em Sociologia da Unilab e as escolas públicas da rede estadual do Maciço do Baturité, construindo espaços de protagonismo para licenciandos, professores e estudantes das escolas; (3) Articular os saberes estéticos-sensíveis das juventudes do ensino médio público com os saberes abstratos, teóricos e conceituais da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fortalecendo a relação entre a formação de professores e as escolas; (4) Aperfeiçoar a qualidade das relações entre a escola pública e a universidade através da análise e utilização de metodologias e didáticas utilizadas em sala de aula, que possibilitem o licenciando em Sociologia perceber a relação entre teoria e prática social; (5) Desenvolver práticas educativas que visem o reconhecimento da diversidade e a superação de todas as formas de preconceito e discriminação racial; (6) Pesquisar, desenvolver e sistematizar metodologias, conteúdos e processos educativos especificamente relacionados a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, especificamente ao ensino de Sociologia no Ensino Médio; (7) Analisar experiências da Residência Pedagógica, de modo a propor a reformulação/atualização do curso de Licenciatura em Sociologia, sobretudo quanto aos componentes didáticos pedagógicos, como os Estágios Curriculares Supervisionados e a Prática do Ensino de Sociologia; e, (8) Possibilitar aos licenciandos em sociologia e aos professores da educação básica, respectivamente, uma formação inicial e continuada sintonizada com as demandas da sociedade contemporânea, dentre as quais a importância do reconhecimento da diversidade étnico-racial em diferentes espaços sociais e a desconstrução de preconceitos. 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