O jornal é um recurso pedagógico que contribui para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e uma forma de contextualizar o currículo escolar. Com o jornal, o aluno tem em suas mãos a realidade social e cultural que fazem parte do seu cotidiano. A presente dissertação trouxe como abordagem temática o uso do jornal como ambiente de aprendizagem da leitura e da escrita. Trata, especificamente, do Projeto Jornal Escolar como estratégia pedagógica de incentivo e valorização da produção escrita dos alunos. O objetivo geral do nosso estudo foi o de analisar o uso desse projeto no processo de leitura e escrita e na prática docente, no contexto das turmas do 5º ano de uma escola municipal de Campina Grande-PB. Discutimos sobre a prática docente e a produção da leitura e da escrita na escola dos anos iniciais a partir do uso do jornal, tendo como referência o Projeto Jornal Escolar. O referido estudo foi classificado como uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, por meio de um estudo de caso de uma escola pública de Campina Grande-PB, com entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental I. Compreendemos e analisamos o uso do jornal como ambiente de aprendizagem por meio do Jornal Escolar nas práticas das docentes participantes da pesquisa. Concluímos que a mídia jornalística, no campo educomunicacional, é um ambiente de aprendizagem da leitura e da escrita.