O JOGO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4774 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 339 "inscrito_id" => 712 "titulo" => "O JOGO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O Ensino de Ciências Naturais contemplado no currículo escolar, ao longo dos anos, tem incentivado práticas memorísticas. Numa tentativa de romper com essas práticas nossa proposta aborda o conteúdo curricular da disciplina ciências de maneira lúdica. Nesse sentido, objetivamos refletir se o uso do jogo educativo pode ser utilizado como instrumento facilitador de aprendizagem significativa dos alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, tomaremos como aporte teórico Piaget (1971, 1975) e Vigostsky (2003), buscando apoio no que eles afirmam sobre o jogo, numa tentativa de aprofundar o sentido e o significado desse; além de Ausubel (2003), que afirma que as intenções, nesse caso o jogo pedagógico, facilitam a aprendizagem significativa. Queremos registrar que o jogo, aqui, é utilizado como sinônimo de ludicidade permitindo, assim, que o estudante desenvolva suas capacidades intelectuais, afetivas, motoras e sociais. No que tange a metodologia, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. E como resultado, esperamos contribuir para a reflexão acerca da necessidade de inserir o lúdico, em que o jogo apresenta-se como ferramenta facilitadora, nas aulas de Ciências Naturais a fim que este viabilize a aprendizagem dos conteúdos escolares de maneira significativa." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_21_11_00_idinscrito_712_7ba5f641f9c6e5584dac047223d8fc3c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARINALVA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUZIA" "autor_email" => "luziamarinalva@yahoo.com." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4774 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 339 "inscrito_id" => 712 "titulo" => "O JOGO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O Ensino de Ciências Naturais contemplado no currículo escolar, ao longo dos anos, tem incentivado práticas memorísticas. Numa tentativa de romper com essas práticas nossa proposta aborda o conteúdo curricular da disciplina ciências de maneira lúdica. Nesse sentido, objetivamos refletir se o uso do jogo educativo pode ser utilizado como instrumento facilitador de aprendizagem significativa dos alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, tomaremos como aporte teórico Piaget (1971, 1975) e Vigostsky (2003), buscando apoio no que eles afirmam sobre o jogo, numa tentativa de aprofundar o sentido e o significado desse; além de Ausubel (2003), que afirma que as intenções, nesse caso o jogo pedagógico, facilitam a aprendizagem significativa. Queremos registrar que o jogo, aqui, é utilizado como sinônimo de ludicidade permitindo, assim, que o estudante desenvolva suas capacidades intelectuais, afetivas, motoras e sociais. No que tange a metodologia, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. E como resultado, esperamos contribuir para a reflexão acerca da necessidade de inserir o lúdico, em que o jogo apresenta-se como ferramenta facilitadora, nas aulas de Ciências Naturais a fim que este viabilize a aprendizagem dos conteúdos escolares de maneira significativa." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_21_11_00_idinscrito_712_7ba5f641f9c6e5584dac047223d8fc3c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARINALVA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUZIA" "autor_email" => "luziamarinalva@yahoo.com." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }