EXPLORANDO OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS EM CAMPINA GRANDE-PB ATRAVÉS DO VIÉS FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4886 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 276 "inscrito_id" => 1301 "titulo" => "EXPLORANDO OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS EM CAMPINA GRANDE-PB ATRAVÉS DO VIÉS FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A ação do homem no meio tem desencadeado um quadro de quebra sinérgica. As múltiplas consequências do consumo desmedido de bens, a geração de resíduos sólidos, as diversas doenças de veiculação hídrica em consequência do lançamento de efluente sem tratamento, a escassez de água potável, são respostas da natureza que retratam a extensão dessa problemática. O presente trabalho foi realizado com 52 alunos de faixa etária entre 13 e 15 anos do 10 médio de uma escola particular de Campina Grande-PB, e pretendeu uma mobilização do grupo para a identificação dos principais desequilíbrios ambientais em nossa localidade através de registro fotográfico e também provocar uma mudança de atitude de cada integrante para maior preservação de seu meio. O trabalho foi desenvolvido durante 30 dias, a primeira parte em sala de aula através de apresentações em slides, exibição de vídeo documentários e trabalho com música, a segunda parte no próprio campo de coleta dos dados. Foram produzidos 11(onze) pôsteres em lona 100x70 cm, que foram apresentados em sala e posteriormente para a comunidade escolar. Os resultados obtidos qualitativos e quantitativos revelaram significativo envolvimento dos alunos. 94,23% dos participantes pontuaram se considerar também responsáveis pelo equilíbrio do ambiente, 63,46% admitiram ter agregado mudanças postura no sentido da preservação ambiental, destes, 42,42% citaram não mais descartar lixo no solo e 30,3% passaram a selecionar o lixo em casa. 100% dos alunos apresentaram aumento em suas médias do 20 bimestre. Considera-se que houve satisfatório inicio de um trabalho de educação ambiental." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_03_10_2013_19_31_35_idinscrito_1301_c11460e7ca88ff2d8b0741510ef2c5fa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCISO MEIRELES" "autor_nome_curto" => "TARCISO" "autor_email" => "cisombf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4886 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 276 "inscrito_id" => 1301 "titulo" => "EXPLORANDO OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS EM CAMPINA GRANDE-PB ATRAVÉS DO VIÉS FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A ação do homem no meio tem desencadeado um quadro de quebra sinérgica. As múltiplas consequências do consumo desmedido de bens, a geração de resíduos sólidos, as diversas doenças de veiculação hídrica em consequência do lançamento de efluente sem tratamento, a escassez de água potável, são respostas da natureza que retratam a extensão dessa problemática. O presente trabalho foi realizado com 52 alunos de faixa etária entre 13 e 15 anos do 10 médio de uma escola particular de Campina Grande-PB, e pretendeu uma mobilização do grupo para a identificação dos principais desequilíbrios ambientais em nossa localidade através de registro fotográfico e também provocar uma mudança de atitude de cada integrante para maior preservação de seu meio. O trabalho foi desenvolvido durante 30 dias, a primeira parte em sala de aula através de apresentações em slides, exibição de vídeo documentários e trabalho com música, a segunda parte no próprio campo de coleta dos dados. Foram produzidos 11(onze) pôsteres em lona 100x70 cm, que foram apresentados em sala e posteriormente para a comunidade escolar. Os resultados obtidos qualitativos e quantitativos revelaram significativo envolvimento dos alunos. 94,23% dos participantes pontuaram se considerar também responsáveis pelo equilíbrio do ambiente, 63,46% admitiram ter agregado mudanças postura no sentido da preservação ambiental, destes, 42,42% citaram não mais descartar lixo no solo e 30,3% passaram a selecionar o lixo em casa. 100% dos alunos apresentaram aumento em suas médias do 20 bimestre. Considera-se que houve satisfatório inicio de um trabalho de educação ambiental." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_03_10_2013_19_31_35_idinscrito_1301_c11460e7ca88ff2d8b0741510ef2c5fa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCISO MEIRELES" "autor_nome_curto" => "TARCISO" "autor_email" => "cisombf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }