Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES E AVANÇOS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PESSOAS COM DEFIICIENCIA, ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSORES, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial

Resumo

Nos últimos anos as políticas sociais têm prezado pelo combate da exclusão, promovendo integração e participação social. No entanto, embora o debate sobre a Educação Inclusiva já esteja presente na grande maioria das instituições de ensino, muitas são as dificuldades que têm sido enfrentadas pelos atores envolvidos no processo. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender as dificuldades da equipe gestora e pedagógica acerca da efetivação do processo de inclusão de crianças com deficiência na escola, bem como as problemáticas envolvidas e os avanços já alcançados nesse processo. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e tipologia descritiva, a qual foi realizada em duas escolas de ensino fundamental do município de Jardim do Seridó/RN. Os sujeitos do estudo foram 10 profissionais, dentre os quais gestores e professores da instituição de ensino estudada. De forma geral, percebeu-se que o processo de efetivação dos princípios da Educação Inclusiva ainda é perpassado por diversos entraves, os quais são ocasionados pela atual estrutura da educação, ainda norteada pelo ensino clássico. Embora demonstre-se conhecimento com relação à Educação Inclusiva e a seus diversos aspectos e compreenda-se a importância de garantir o direito do acesso ao ensino regular para as pessoas com deficiência, é notório que necessita-se de investimento em processos de formação continuada, como forma de sensibilizar e promover a reflexão sobre a inclusão dentro do contexto escolar, garantindo a qualificação do ensino, o direito à aprendizagem e a convivência em sociedade.

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