Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFICULDADES E AVANÇOS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PESSOAS COM DEFIICIENCIA, ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSORES, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nos últimos anos as políticas sociais têm prezado pelo combate da exclusão, promovendo integração e participação social. No entanto, embora o debate sobre a Educação Inclusiva já esteja presente na grande maioria das instituições de ensino, muitas são as dificuldades que têm sido enfrentadas pelos atores envolvidos no processo. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender as dificuldades da equipe gestora e pedagógica acerca da efetivação do processo de inclusão de crianças com deficiência na escola, bem como as problemáticas envolvidas e os avanços já alcançados nesse processo. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e tipologia descritiva, a qual foi realizada em duas escolas de ensino fundamental do município de Jardim do Seridó/RN. Os sujeitos do estudo foram 10 profissionais, dentre os quais gestores e professores da instituição de ensino estudada. De forma geral, percebeu-se que o processo de efetivação dos princípios da Educação Inclusiva ainda é perpassado por diversos entraves, os quais são ocasionados pela atual estrutura da educação, ainda norteada pelo ensino clássico. Embora demonstre-se conhecimento com relação à Educação Inclusiva e a seus diversos aspectos e compreenda-se a importância de garantir o direito do acesso ao ensino regular para as pessoas com deficiência, é notório que necessita-se de investimento em processos de formação continuada, como forma de sensibilizar e promover a reflexão sobre a inclusão dentro do contexto escolar, garantindo a qualificação do ensino, o direito à aprendizagem e a convivência em sociedade.

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Comentários

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  • Cleusa Alves Cardoso de Jesus

    isso e muito bom

    20/03/2023 13:07:09

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