O ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química no contexto de educação inclusiva requer uma mediação pedagógica a partir de recursos adaptados e professores bem capacitados. Neste contexto o presente trabalho tem como estratégias uma proposta didática através do uso de modelos moleculares para o ensino e aprendizagem de Hidrocarbonetos voltada para alunos cegos e videntes, estudantes da 3ª série do ensino médio. O objetivo é avaliar a proposta de ensino, analisar a viabilidade dos recursos físicos na construção e representação de átomos e ligações que compõem as cadeias carbônicas, utilizando modelos moleculares para trabalhar os conceitos de hidrocarbonetos com alunos cegos e videntes na escola regular, promovendo a inclusão desses alunos ao ambiente escolar. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa, que se caracteriza com elementos de um Estudo de Caso, na qual as evidências e a coleta de dados se darão através de uma Observação participante e Entrevista estruturada. Espera-se que as propostas didáticas possibilitem a inclusão do aluno cego ao ambiente escolar, e que possam auxiliá-los na construção do conhecimento científico através da nomeação e construção de cadeias carbônicas utilizando os modelos moleculares tridimensionais.